CapivariNotícias

Nelson Soares é o primeiro presidente negro da história do Legislativo capivariano

Nelson Soares

Com o afastamento temporário de Vitor Hugo Riccomini (PTB) da presidência da Câmara, o vice-presidente Nelson de Sousa Soares (PR) assumiu o cargo interinamente na quinta-feira, 1, e se tornou o primeiro negro da história a ocupar a principal cadeira do Legislativo capivariano. Outro detalhe que chama atenção é o fato de Soares também ser o primeiro evangélico a presidir a Casa de Leis ao longo de 15 legislaturas.
“É uma grande conquista”, diz ele, que cumpre seu primeiro mandato como vereador. “Tenho alegria em ser o primeiro presidente afrodescendente e evangélico do Legislativo de Capivari. É um fato que vai ficar marcado na história”, afirma.
Segundo Soares, que presidiu sua primeira sessão ordinária na segunda-feira, 5, as mudanças no Legislativo serão mínimas. “Esta gestão tem trabalhado de forma conjunta e desempenhando um bom trabalho. Pretendo dar sequência ao que vem sendo feito. Tenho alguns objetivos, é claro, e vou aproveitar essa chance que estou tendo, mas nada saíra do padrão”, garante.
Riccomini ficará 30 dias licenciado do cargo por motivos particulares, retornando à presidência em 1º de outubro. Até lá, o suplente de vereador Bruno Barnabé (PPS), que é da coligação partidária de Riccomini, ocupará uma das nove cadeiras do Legislativo.

Informatização
Um dia depois de assumir o cargo de presidente interino da Câmara (quinta-feira, 1º), o Soares se reuniu com o prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB) para tratar de uma iniciativa que pretende informatizar todo o ciclo de troca de dados entre Executivo e Legislativo, desde a entrada do protocolo até a devolução das proposituras.
A mudança possui três objetivos principais: colaborar com a preservação do meio ambiente, com a diminuição do uso de papeis; economizar a utilização de materiais, como o papel e a tinta de impressora; e facilitar o acesso e movimentação das informações pelos funcionários, vereadores e prefeito, resultando em mais agilidade no processo.
Participaram também da reunião o chefe do Legislativo, Li Piazza, o assessor de informática da Câmara, Paulo Fernando Piazza, a secretária executiva da Prefeitura, Elenice Aparecida Gatti Maranhão Ayres, a diretora da Secretaria Geral, Susimara Aparecida Leite de Lima, a assessora de gabinete, Amélia Ananias Ambrosano, e o secretário de Administração, João Gonçalves.
Li Piazza explicou que a Câmara já trabalha num procedimento rápido, mas que, com a implantação do sistema informatizado, ela passará atuar praticamente em tempo real. “Da forma com que é hoje, conseguimos que o prefeito assine tudo na sexta-feira. Pelo meio eletrônico, provavelmente reduziremos esse tempo para quarta-feira, se não houver nenhum contratempo.”
Campaci gostou da proposta e em breve haverá outra reunião para que novos detalhes sejam tratados e um novo procedimento seja criado, com regras. Para o presidente interino, o encontro foi produtivo e a ideia tem tudo para dar certo. “Infelizmente as coisas no Poder Público andam devagar e, por isso, é importante agilizarmos aquilo que podemos, sem contar que vamos conter despesas e ajudar a natureza.”

Mais mudanças
Numa etapa paralela, o setor interno da Casa de Leis também deverá passar por mudanças relacionadas à informatização. Em 2009, notebooks foram comprados aos vereadores justamente para que, durante as sessões ordinárias, eles pudessem acompanhar o expediente e ordem do dia pelo computador e não mais pelos blocos de papel. Entretanto, por conta de outros projetos da Mesa Diretora da época, esse não pôde ser colocado em prática, mas agora, no que depender de Soares, se concretizará.
A princípio, os vereadores passarão por treinamentos e, até que tenham total conhecimento do uso eletrônico, ainda receberão os blocos de papel. “É um processo amplo, que envolve sintonia total entre os envolvidos. Permanecerei no cargo até 30 de setembro e vou lutar para que a proposta seja, pelo menos, iniciada. Graças a Deus, o mundo evolui a cada dia e Capivari também tem dado novos passos. Até por isso, a Câmara e a Prefeitura não podem ficar para trás, precisam se atualizar. Estou muito entusiasmado”, revela Soares.

Publicidade

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo