Capivari

Normas e legislação regulamentam o uso de caixa d’água

19/01/2018

Normas e legislação regulamentam o uso de caixa d’água

CAPIVARI | O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Capivari dispõe do Código de Obras e segue rigorosamente as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), que determina a obrigatoriedade dos imóveis terem no mínimo um reservatório de água com armazenamento para até mil litros.

José Luiz Cabral, superintendente do Saae, explica que a norma da ABNT 5626 trata da instalação predial de água fria. “O item 1.2 determina que o volume armazenado seja suficiente para suprir o consumo normal de uma residência por, no mínimo, 24 horas”.

A Legislação Estadual também trata do assunto com o decreto nº. 12.342 – art. 8º, que determina que as instalações de água e esgoto devem seguir as normas e especificações da ABNT em todos os imóveis e empreendimentos habitacionais.

Para o chefe da Divisão Operacional do Saae, Cláudio Luciano Bossolan, ter um reservatório do tamanho adequado ao imóvel e corretamente instalado evita os problemas que poderão ocorrer por ocasião de interrupções no abastecimento, sejam programadas ou emergenciais.

A autarquia realiza manutenções emergenciais nas redes de distribuição de água e, por conta disso, os imóveis que não possuem reservatórios podem ficar com o abastecimento comprometido por mais tempo. A orientação é que cada imóvel tenha o equipamento de armazenamento e que realize a limpeza há cada seis meses.

Em Capivari, o sistema de abastecimento do Saae conta com 26 reservatórios que armazenam mais de nove milhões de litros de água. As análises da água seguem os parâmetros de frequência nas duas estações de tratamento (ETA I e ETA II) onde é verificado a cada duas horas o PH, Cor, Turbidez, Flúor e Cloro da água analisada em laboratório. O consumidor tem acesso a esses dados em sua conta mensalmente.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?