Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Presépios preciosos

O Museu de Arte Sacra de São Paulo (MAS), instituição da Secretaria da Cultura do Estado, exibe até 7 de janeiro “A Tradição Paulista de Presépios”.

Trata-se de exposição abrangendo a diversidade de técnicas utilizadas na produção artesanal de presépios com diversos materiais, desde os tradicionais até os inovadores.

Tradição de Presépios de São Paulo

E, ainda, a maioria servindo de suporte para as representações do nascimento de Jesus, resultando em 23 conjuntos distintos ali expostos.

Considerando referida exposição ser feita em parceria com o Metrô/Cia. do Metropolitano de São Paulo, o ingresso é grátis para todos os usuários do Metrô.

O local da exposição é na Sala MAS/Metrô – Estação Tiradentes.

Vale a sua visita.

A prática presepista

Os presépios remontam à atuação de missionários jesuítas e padres franciscanos na colonização e povoamento em São Paulo.

O padre jesuíta José de Anchieta, recém-chegado ao país, é mencionado por estudiosos como um dos pioneiros na confecção de pequenos presépios de barro com os indígenas.

Herança Cultural em barro, no MAS

Essa tradição, enraizada na herança portuguesa, encontrou no barro o suporte para sua plasticidade, consolidando-se ao longo dos séculos, especialmente no Vale do Paraíba paulista.

A atual exposição “Tradição Paulista de Presépios”, no Museu de Arte Sacra, conta com pinturas, esculturas e objetos que demonstram a variedade de técnicas empregadas pelos artesãos, proporcionando ao público uma experiência única e enriquecedora.

Visite. Você vai gostar.

Labutou, vai colher

Temos aconselhado e alertado as nossas cidades Interioranas sobre as suas potencialidades turísticas.

Temos incentivado a constituição de Conselhos Municipais com Lei correta, única alternativa inteligente para o progresso mais rápido.

A AMITur procura colaborar com os mesmos de todas as formas.

Rifaina, um paraíso no Nordeste do Estado de São Paulo

Agora, também o Conselho Estadual de Turismo colabora com trabalhos diários junto às prefeituras e junto aos

Conselhos Municipais de Turismo.

Pois bem.

Todos estão vendo que chegamos a um momento em que as viagens terrestres mais curtas estão sendo as preferidas.

Já se nota nos postos de pedágio um aumento significativo de viagens para o Interior do Estado.

Então, é chegada a “da onça beber água”.

É chegada a hora

É chegado o momento das cidades, após se prepararem e se cuidarem adequadamente, receberem os visitantes e começarem a colher os frutos dos trabalhos realizados.

O turista que gosta do Interior vai aumentar o número de suas viagens.

A Fontana de Trevi de Serra Negra

E, aqueles que desejam curtir a vida, certamente irão trocar seus destinos mais longínquos por outros bem mais próximos, no sempre atrativo e renovado Interior Paulista.

Inúmeras cidades se prepararam, não só para bem receber, como também para oferecer novidades em seus atrativos turísticos e, com isso, com certeza ganharão novos turistas potenciais e futuros “habitués”.

Àqueles que labutaram nos segmentos do Turismo em suas cidades, os nossos parabéns.

Agora, é chegada a hora de colher os frutos!

Texto de Jarbas Favoretto MTb 32.511 – dezembro 2023

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?