Turismo

Notas do Turismo Paulista por Jarbas Favoretto

Fernandópolis-SP 

Localizada no Noroeste do Estado de São Paulo, a 554 Km da capital, fundada em 1939, a cidade de Fernandópolis tem potencial turístico e, pausadamente, está melhor se estruturando.

Já tem 5 Rotas Turísticas, para todos os gostos, algumas com café da manhã e almoço descortinando belas paisagens e com experiente Guia acompanhante (17) 9-9733-4376.

Balonismo em Fernandópolis-SP

Há mais destaque ao Turismo de Negócios, bem como ao Recreativo.

Contudo, o Turismo Cultural apresenta relevância, com continuado crescimento no fluxo de visitantes anuais. Merece a sua visita.

Em Fernandópolis-SP

A prefeitura de Fernandópolis vem se dedicando aos itens que agradam aos visitantes, no entanto proporcionando ao mesmo tempo melhor condição de vida para a sua população.

Forte no Turismo Cultural, a cidade chama atenção com o seu balonismo, uma boa atração naquela região do noroeste paulista.

Cicloturismo nascendo em Fernandópolis-SP

A sua Casa do Artesão, ocupando interessante prédio, contabilizou em dezembro último mais de 4 mil visitantes.

Até o cicloturismo já desponta com muitos participantes.
Seu grau de urbanização é superior a 96,94%, fato ligado ao grande desenvolvimento dos setores do comércio e serviços.
Visite Fernandópolis.

Ituverava-SP

Essa encantadora cidade surgiu no século XVIII em um pouso para tropeiros e mineradores, os quais se dirigiam para Minas Gerais e para Goiás.

Com uma capela ali construída em 1818, um povoado começou a ser formado em seu entorno, o qual se tornou cidade em 1895.

Homenagem aos nossos 500 anos, em Ituverava-SP. Foto: Abrahão Goomer.

Hoje, a cidade de Ituverava oferece o Museu Histórico, um Centro Cultural, as renomadas igrejas NS do Carmo e NS do Rosário, a Cachoeira ‘Salto Brilhante’, o Parque Recreio e a Represa Paulo Borges, e parte do Circuíto Turístico de Portinari.
Visite Ituverava.

Parque Recreio em Ituverarva-SP

Com 96.600 m2 o Parque Recreio de Ituverava foi inaugurado em 1970 e logo se tornou um grande atrativo para turistas.

A sua concepção foi planejada para aproveitar suas belezas naturais. A Cachoeira Salto Belo é a atração principal, e foi ela quem deu nome à cidade. Em Tupi-guarani, Ituverava significa “Salto de Águas Brilhantes”.

Parque Recreio, em Ituverava-SP

O Parque Recreio é o lugar escolhido pelos turistas para os seus momentos de lazer, tanto quanto para a sua população.

O lugar é normalmente bem cuidado e é uma excelente opção de passeio, sendo ideal para piqueniques, caminhadas ou simplesmente para relaxar em contato com natureza.

A ponte pênsil que atravessa o rio também merece a sua visita.

Uma Capela com história

A Capela de São Sebastião aqui referida foi erguida no ano de 1611, obra atribuída aos tropeiros que levavam sal de Santos para o Planalto.

Mais de 100 anos depois, em 1745, anexaram à Capela uma torre com símbolos portugueses, como a Cruz de Cristo dos Templários, uma ordem religiosa que conduziu as famosas Cruzadas contra os mulçumanos.

A restaurada Capela de 1611

Além de um globo que representava as conquistas portuguesas, acrescentaram um Flor de Lírio na abóbada, o símbolo da nação.

A imagem de São Sebastião dentro da capela foi esculpida em 1905 por um peregrino, como forma de gratidão.
Tudo isso está inteiro na cidade de Rio Grande da Serra, a 49 km da Praça da Sé, portanto, na região metropolitana da Grande São Paulo.
Visite Rio Grande da Serra.

Texto de Jarbas Favoretto, MTb 32.511 – janeiro/2024

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?