DestaquesRafard

Nove mulheres rafardenses recebem o Prêmio Mulher Destaque 2021

A Câmara Municipal entregou na última terça-feira (28), durante a 17ª sessão ordinária do ano, o Prêmio Mulher Destaque 2021 para 9 mulheres rafardenses. O evento especial de homenagens deveria ter acontecido em março, mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, mas, por conta das restrições da pandemia, teve que ser adiado e transferido para este mês de setembro.

A pauta da ordem do dia foi bem curta, para que os vereadores pudessem usar o tempo em tribuna para apresentar suas homenageadas. Cada vereador homenageou uma mulher, que compareceu ao plenário para receber o prêmio.

Antes de iniciar as homenagens, o Legislativo aprovou, por unanimidade e em segunda votação, o Projeto de Lei Complementar 03/2021, de autoria da Câmara Municipal, que extingue cargo em comissão da estrutura organizacional do Legislativo.

Logo após, procederam com a entrega das homenagens. O Prêmio Mulher Destaque atende uma Lei Municipal da ex-vereadora e ex-presidente da Câmara, Ângela D. Barboza.

Homenageadas

A primeira homenageada da noite foi a moradora Tosca Carolina Scrocca Samblas, indicada pelo vereador Alaércio Scarso.

Tosca é enfermeira aposentada e trabalhou por quase 20 anos na Santa Casa de Capivari, entre os anos de 1964 a 1983. Ela já foi voluntária no Fundo Social de Solidariedade, contribuindo nas campanhas de agasalho e casamentos comunitários. Também faz parte do Grupo Sempre Jovem da Terceira Idade de Rafard. Atualmente, é vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde, o qual já presidiu por vários anos.

Na sequência, o presidente do Legislativo, Alexandre Ferraz Fontolan, entregou o prêmio para a ex-vereadora, Ângela Barboza. Em sua trajetória, Ângela já foi eleita duas vezes vereadora e foi a primeira mulher presidente da Câmara. Ela é profissional da Saúde e trabalha na Unidade Mista de Saúde há quase 30 anos. Ela também foi a primeira mulher candidata a prefeita de Rafard nas Eleições Municipais de 2020.

A conselheira Tutelar, Maria Helena da Cruz, recebeu o reconhecimento das mãos do vereador Ernesto Brigati. Ela já desempenha a função no município, pelo terceiro mandato consecutivo. Além disso, Maria Helena já foi catequista, inclusive na Fazenda Leopoldina, onde nasceu. Também foi ministra da Eucaristia e participou da Pastoral da Juventude da Igreja Católica. No Rotary Club de Rafard, ajudou na realização de eventos e ações sociais, como a tradicional Festa das Crianças.

O vereador Luíz Fernando Zape entregou o prêmio de Mulher Destaque, para sua esposa, a pastora evangélica, Gisele Ap. Vieira Zape. Eles estão casados há 15 anos e, juntos, trabalham nas atividades sociais da igreja e auxiliam famílias carentes, moradores de rua e usuários de drogas.

Outro parlamentar da Casa, que também homenageou a esposa, foi o vereador Luiz Ferreira Brito (Doca). Doca e Izaura Ap. Ferreira Brito são casados há 40 anos, e o reconhecimento, segundo o vereador, é um agradecimento especial à esposa pelos anos de união, carinho e cuidados com toda a família.

Já os vereadores Marcelo da Silva, Pedro Reinaldo da Rosa e Rodolfo Minçon optaram por homenagear suas mães.

A homenageada do vereador Marcelo foi Ana Maria Rodrigues da Silva. Ela veio para Rafard com 12 anos de idade, onde trabalhou como costureira e hoje é cuidadora de idosos.

Luzia Silva da Rosa recebeu o prêmio das mãos do filho, o vereador Pedrinho. Ele fez um agradecimento especial a ela, que é dona de casa e reside em Rafard há 45 anos. Em sua fala, Pedrinho mencionou um dos momentos mais difíceis vividos pela mãe, que há três anos perdeu 3 dos seus 11 filhos.

O vereador Rodolfo homenageou sua mãe, Alaís Tereza Ricomini. Ela é nascida em Rafard, mãe de três filhos e um dos seus talentos é a pintura. Entre as atividades no município, Alaís já foi professora de pintura na Oficina Municipal de Artes, nos anos de 1993 a 1996. Hoje, com 83 anos, ela continua a pintar suas obras, que já foram vistas em jornais, revistas e canais de televisão.

Para fechar a noite de homenagens, o vereador Rogério Dias entregou o prêmio Mulher Destaque 2021 para a sua esposa, Erica Fernanda Marcelino. Há nove anos ela auxilia o marido, como pastora da Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira. Ela também desenvolve trabalhos sociais e, por coincidência, neste mês de setembro, Erica e Rogério completam 12 anos de casados.

Ivanete Cardoso

Jornalista - MTB 57.303

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Skip to content