DestaquesRafard

Novos aparelhos de glicemia começam ser entregues aos portadores do Diabetes

A Prefeitura de Rafard anunciou a substituição dos aparelhos antigos de glicemia para pacientes diabéticos. A entrega dos novos kits a portadores do Diabetes tipo I, já está ocorrendo desde a última terça-feira (22), no prédio do antigo PACS, localizado na rua IV Centenário, em frente à delegacia. Os novos kits contêm glicosímetro, lancetas e fitas para testes.

Antes, esse kit era retirado na Farmácia Municipal, e agora passam a ser entregues por uma enfermeira, que fará o controle, orientará quanto a utilização do aparelho e as medições, e encaminhará o paciente a médica Dra. Valéria, responsável pelo Programa Hiperdia, caso haja necessidade.

O governo municipal orienta os moradores que fazem uso destes kits a realizarem o cadastro, para que a diretoria de Saúde possa monitorar e oferecer um atendimento de melhor qualidade para quem mora em Rafard.

medidor-de-glicemia-rafard
Glicosímetro utilizado pelos diabéticos (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

Para retirar o aparelho, é necessário levar o kit antigo e a receita médica atualizada para fazer a troca, além do cartão do SUS e comprovante de endereço para a realização do cadastro.

“A Diretoria de Saúde tem trabalhado para que as unidades de saúde de Rafard estejam sempre abastecidas com insulinas, seringas e todo material necessário para o tratamento e controle adequado do diabetes. O teste que é feito em casa consiste em pingar uma gota de sangue em uma tirinha, que por sua vez é colocada no glicosímetro, que em poucos segundos dará o resultado do nível de açúcar no sangue”, explica o setor em nota.

O programa Hiperdia tem por objetivo cadastrar e acompanhar todos os pacientes hipertensos e diabéticos a fim de que através do cuidado especial consigamos fazer um controle das doenças e garantir uma melhor qualidade de vida a estes pacientes.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?