CapivariNotícias

Número de fornecedores da Educação cresce 88%

18/07/2014

Número de fornecedores da Educação cresce 88%

Mensalmente, prefeitura compra cerca de 20 mil quilos de produtos de hortifrúti e 20 mil ovos de produtores locais; 32 famílias são beneficiadas
Produtos derivados da agricultura familiar representam ao menos 30% da merenda escolar fornecida às escolas do município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Produtos derivados da agricultura familiar representam ao menos 30% da merenda escolar fornecida às escolas do município (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – Das verduras aos legumes e frutas, ao menos 30% dos produtos de hortifrúti que abastecem as cozinhas das escolas municipais provêm da agricultura familiar, conforme determina a legislação federal. Dessa forma, a Prefeitura de Capivari beneficia produtores locais: a Secretaria da Educação tem neste ano 32 fornecedores, número que em 2013 era de 17 – crescimento de 88%.

A explicação para o aumento passa pela segurança nas transações entre a Prefeitura de Capivari e a Cooperativa dos Agricultores Familiares de Capivari e Região, criada em 2011 motivada pela oportunidade de atender a demanda da Secretaria da Educação.

“Os produtores perceberam o quanto podem se beneficiar como cooperados”, diz o presidente da entidade, Luis Carlos Brunharo. “Fornecendo para a prefeitura, eles têm um novo e fixo canal de vendas, um faturamento a mais.” Segundo ele, entre 15% a 25% da produção de cada cooperado vai para os pratos de estudantes da Rede Municipal de Ensino.

Por mês, a Secretaria da Educação compra aproximadamente 20 mil quilos de mercadoria, entre frutas, legumes e verduras, além de 20 mil ovos. Tudo é cultivado pelos pequenos produtores rurais associados à cooperativa.

Aproximação

“Trabalhamos no sentido de estreitar a relação entre a prefeitura e o pequeno agricultor, estimulando novos produtores a se tornarem nossos fornecedores”, afirma o diretor do Setor de Merenda Escolar, Rafael Carneiro. “Nosso número de fornecedores quase dobrou em 2014 e queremos que ele cresça ainda mais em 2015”, acrescenta.

Os alimentos são entregues semanalmente ao setor. “Tudo passa por rigoroso controle de qualidade. A inspeção é feita por nossa nutricionista, Rejane Kerches”, relata Carneiro.

As 30 unidades de ensino da Secretaria da Educação, entre creches e escolas, recebem os produtos. “São alimentos frescos e de ótima qualidade que garantem refeições saudáveis para mais de sete mil crianças”, diz o secretário da pasta, Nadir Assalin.

O prefeito Rodrigo Proença (PPS), por sua vez, vê vantagens econômicas e de logística na compra de alimentos de produtores locais. “Comprando diretamente do produtor local, o dinheiro investido pela prefeitura em merenda fica no próprio município e a logística de distribuição é mais simplificada”, conta.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?