ArtigosLeondenis Vendramim

Os ensinos da Maçonaria e a Bíblia

Faremos uma análise dos ensinos da Maçonaria à luz dos ensinos bíblicos isentos de preconceitos ou de interpretação pessoal. Como já me declarei, sou filho, irmão, tio de Maçons, além de ser lowton (batizado) na Loja de Capivari, e, leitor da Bíblia.

De acordo com o escritor maçom, J.B. Lira, os ensinos maçônicos podem ser agrupados em quatro fundamentais: ensinos e entendimento dos mistérios antigos; estudo dos ensinos salomônicos; a imortalidade da alma e estudos dos mistérios dos astros.

A adoração dos astros é antiquíssima. Sendo adotado pelos Hindus, espalhando-se pela Babilônia, Assíria, Egito, Pérsia… No Egito, em 1353 a.C, a rainha Amenotoph adotou o nome de Akhenaton em 1353 a.C. (aton, é o deus sol). Os egípcios levaram esse culto solar aos cananeus recebendo vários nomes.

Da Índia chegou à Pérsia, onde Zoroastro incluiu na sua religião, o mitraísmo. O mitraísmo chegou ao império romano, onde vários imperadores tornaram- se mitraístas, incluindo Constantino (séc. 4).

Como o cristianismo tornou-se rival do mitraísmo, o imperador resolveu unir as duas forças e decretou o domingo como dia de guarda, em honra ao deus Sol em 321, substituindo o sábado. Com aquiescência papal, o Concílio de Laodicéia (336 d.C.) aderiu ao domingo. Os mitraístas adoravam ao sol no domingo e no dia 25 de dezembro cultuavam o deus sol que ressurgia do longo inverno.

Os mitraístas adoravam Ísis (deusa lua), Osíris (pai do deus sol) e Hórus (o sol), deuses adorados também pelos incas, brasilíndios e outros povos. Há muitas similitudes entre a maçonaria e o mitraísmo ou zoroastrismo, a começar pelo prédio, simbolismos (caverna, sol, início das reuniões com o zênite e término à meia noite, divisão em graus, etc.).

A Maçonaria adotou o culto ao sol oriundo do mitraísmo e está presente por toda a loja: a parede chamada oriente porque ali o sol dá sabedoria ao Venerável, e aos vigias que formam o triângulo com vértice para cima, enquanto o triângulo com vértice para baixo tem o orador, o secretário e o guarda do templo. Uma vez sobre postos, estes triângulos formam o pentágono.

Como os líderes da independência dos EUA eram maçons construíram os prédios governamentais e de defesa formando o pentágono e por isso a nota de um dólar com as marcas da Loja.

O sol está gravado no altar do venerável, no teto, o sol e a lua, e intermediando-os há a estrela “flamígera”, na parede oriental o sol como na aurora e na ocidental, a lua com fundo escuro. O Venerável é o sol, a sabedoria, enfim o sol está simbolicamente por todos os lugares na loja. O astro é de suma importância. H.P. Blavatsky qualificou os maçons como “solícolas”, (adoradores do sol).

O que diz a Bíblia? Desde 1400 a.C. Moisés alertou o povo contra a adoração de outros deuses como o sol, lua, estrelas (Deuteronômio 17:2-7). Em 2Reis 23:5-14 relata: O rei Josias fez uma reforma religiosa, pois, os israelitas corromperam-se com outros deuses: renovou a aliança com Deus, tirou os ídolos, as colunas e altares dedicados ao sol e os queimou, destituiu os sacerdotes e os queimadores de incenso ao deus sol; tirou os cavalos e queimou os carros dedicados ao sol.

Jeremias 8: diz que os cadáveres daqueles que foram atrás de imagens e esculturas seriam insepultos, expostos ao sol e à lua a quem tinham buscado. Em Ezequiel 8: 14-18 mostra as mulheres chorando por Tamuz, o deus sol babilônico, e havia abominações piores, pois 25 homens estavam dentro do santuário à entrada do templo, de costas para o santuário, voltados para o oriente adorando ao sol.

Quanto à mortalidade da alma, a Bíblia é clara. Feito o boneco de barro, Deus soprou o fôlego de vida, e o homem tornou-se uma alma vivente. O humano nada mais tem, só elementos da terra e ar, que introduzido nele tornou-se alma viva.

Deus proibiu consultar mortos, cartomantes, adivinhos, necromantes… (Deuteronômio 18:10-12), porque os mortos nada sabem, estão insensíveis, não tem amor, nem ódio ou participação alguma entre os vivos. (Eclesiastes 9:5-6,10) Os aparentes mortos são os demônios travestidos e enganadores. (2 Coríntios 11:13-15)

É muito bom lembrarmos de que a palavra “alma” do latim anima significa algo animado, pessoa animada é alguém que possui fôlego, o desanimado é o morto. Ao nascer o bebê leva uma palmada para que ao chorar, puxe o ar para desobstruir as vias respiratórias.

O mesmo pode-se dizer de espírito, do latim “spiritus,” do grego pneuma que significa ar. Teologicamente, não há como se dizer que o ser humano tenha uma alma ou espírito, como entidade que possa viver independente do corpo físico.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?