ArtigosLeondenis Vendramim

Os Rosa-cruzes

Dizem que um sábio, com pseudônimo Christian Rosenkreuz (Christian Rosa-Cruz) viajou pelo oriente, por volta de 1400, onde se contatou com a filosofia dos árabes, que por sua vez, aprenderam dos alexandrinos.

Ele conseguiu um grupo de discípulos, os quais espalharam sua filosofia, construíram um templo chamado Domus Sancti Spiritus (Casa do Espírito Santo).

O escritor R.A Gilbert, maçom, conta no seu livro Maçonaria e Magia, que C.R., abreviatura do cognome de Christian Rosenkreuz, profetizou que passados 120 anos seu túmulo seria aberto e suas doutrinas revividas.

Ele viveu mais de cem anos, morreu e foi sepultado em lugar desconhecido. Após esse tempo, o arquiteto N.N. encontrou, por acaso, uma placa de bronze fundido com os nomes dos discípulos sobre o sepulcro de Fra. C.R. fixado de tal modo que ao arrancá-la saiu também a porta onde estava escrito: “post CXX annos patebo” (Depois de 120 anos).

O seu interior era uma caverna de sete lados e septangular, tinha 1,52 m de largura por 2,43m de altura, onde o sol nunca entrou, mas era iluminada por um outro sol que captava luz natural. Dentro havia um altar e não um túmulo.

Por baixo dessa placa encontraram o ‘belo e notável corpo, íntegro e intacto, tal como se acha aqui vivamente representado, com todos os seus adornos e trajes, a sua mão segurava um livro em pergaminho, chamado T, o qual, a par da Bíblia, é o nosso maior tesouro”.

O livro finaliza com um elogio a C.R., como maduro para revelações divinas, incansável à procura dos mistérios divinos e humanos’. (Idem, 17) Seu sepulcro ainda existe, mas o lugar só é revelado a quem tem um desenvolvimento espiritual aquilatado.

A Bíblia nada fala de tal cripta, ou de Rosacruzes e seu livro; ninguém a viu e nenhuma prova, histórica ou arqueológica, seu relato parece bem irreal, além do misticismo.

Como seria iluminado o interior da caverna, construída em 1460 e descoberta em 1584, fechada. Como após 120 anos um corpo seria rejuvenescido?

Esse foi um tempo de muito misticismo, o próprio Francis Bacon (1561-629), adepto da Rosa cruz, criticou sua sociedade por crer que galo punha ovos; ele defendeu a ciência dizendo que um galo só punha um ovo quando ficava velho; e segundo o autor de Maçonaria e Magia, ele parece subscrever-se como autor da obra de Shakespeare.

Camões escreveu sobre o monstro que dialogava com Vasco da Gama; o jesuíta Pero M. Gandavo, sobre o monstro com escama parecendo menino, que levava as vítimas para o fundo dos rios.

Os contos jesuíticos sobre Tomé, que como penitência por sua incredulidade, foi visto na África e no Brasil, carregando uma cruz tão pesada, que 2 juntas de bois não conseguiam e com ela, fugia dos índios subindo montanhas.

Os maçons têm muita afinidade com as doutrinas rosa cruzes. Christoph Gottlieb von Murr disse que eram idênticos, só se distinguindo depois de 1633. Assemelham-se na tendência à clarividência, imortalidade, magia, alquimia, astrologia, e outros ocultismos.

Às 10 horas da manhã, o mestre rosa cruz, pede respeito e concentração, pois estão presentes irmãos desencarnados para se beneficiarem do desenvolvimento. Seus templos são, como na Maçonaria, e na cabala chamados de lojas, alguns dos seus magos são maçons, todas as três instituições têm muito a ver com o esoterismo.

O triângulo com o olho e os raios solares são símbolos da Maçonaria e da Rosa Cruz, há também um triângulo contendo uma cruz dentro e uma rosa no centro.

Deus opõe-se à magia, astrologia, necromancia e outros ocultismos. (Deuteronômio 18:10-12) e também ao contato com os mortos, pois eles nada sabem e não tem participação com os vivos (Eclesiastes 9:5-6,10).

Quando Jesus voltar, os mortos ressuscitarão, uns para pagar pelo mal que fizeram, outros para a vida eterna. (João 5:28-29; 1Coríntios 1:51-54). Se os mortos, a alma, ou espírito vivesse após a morte não haveria necessidade de Jesus ressuscitá-los.

A Rosacruz possui um código de vida: Agradecer a Deus pela manhã e, voltado para o oriente, respirar três vezes e beber um copo de água.

Considere a vida, o bem mais precioso dado pelo Cósmico. Ela é o suporte da evolução espiritual. O corpo é o templo da alma, cuide dele. Reserve um espaço da casa para meditar nos ensinos da Ordem.

Antes da refeição, dá graças, coloca as palmas das mãos sobre o alimento, voltadas para baixo e ora: Que este alimento seja purificado e magnetizado pelas vibrações que emanam de minhas mãos e supra as necessidades de meu corpo e de minha alma…

Alma biblicamente, como já vimos, é ar, vento ou mesmo algo que aviva, ou, o “eu”, o ser humano… nunca algo sobrevivente à morte.

Não há espaço nem tempo para mais comentários.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?