CapivariDestaques

Outubro Rosa: campanha de prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero

A 16ª Campanha de Prevenção do Câncer de Mama e Colo de Útero teve início na quinta-feira (1) e segue até 30 de outubro, nos postos de saúde de Capivari.

Para as mulheres que quiserem participar da Campanha, é preciso realizar o exame de prevenção do câncer de colo de útero e câncer de mama, de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h, nos postos de saúde, entre eles: Centro de Saúde Dr. Mário Dias de Aguiar, Posto de Saúde Padovani, Castelani, Porto do Alegre, São João, Engenho Velho e Santa Rita de Cássia (para a realização do exame no Posto Santa Rita de Cássia, consultar o dia pelo telefone (19) 3491-1035).

O Outubro Rosa leva o nome de Juciane Ferreira de acordo com a Lei 4.540/2014, como forma de homenagear a capivariana que lutou contra a doença e melhoria de vida de seus semelhantes.

Câncer de colo de útero

O exame preventivo do câncer do colo de útero, conhecido como Papanicolau, é indolor, barato e eficaz.
Para que o exame seja eficaz, é recomendado que a mulher evite relações sexuais um dia antes, não usar duchas, medicamentos vaginais ou anticoncepcionais locais nos três dias anteriores e não comparecer durante o período menstrual.

Câncer de mama

As formas mais eficazes para detecção precoce do câncer de mama são o autoexame das mamas, o exame clínico e a mamografia. As causas desse câncer ainda são desconhecidas, uma delas pode ser o histórico familiar e ingestão regular de álcool.

Para mais informações, ligar na Secretaria de Saúde pelo telefone (19) 3492-8200.

Botão Voltar ao topo