NotíciasRegião

Painco é considerada pela terceira vez uma das melhores empresas para se trabalhar do Brasil

Investimentos e capacitação dos funcionários fazem com que a Painco seja umas das melhores empresas para se trabalhar

A pesquisa organizada pela Revista Você S/A e Exame, com o suporte técnico dos professores da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA – USP), está completando 15 anos sendo considerada a maior análise relacionada à gestão de pessoas do Brasil. A pesquisa analisou o índice de satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho e as práticas de gestão de pessoas, com indicadores para estratégia e gestão, liderança, remuneração e benefícios, carreira, saúde, desenvolvimento e cidadania empresarial.
O que trouxe a Painco ao time das campeãs não foi apenas a quantidade de práticas e benefícios oferecidos aos colaboradores e sim a qualidade como são conduzidos. Estar entre as 150 melhores empresas reflete a utilização das melhores práticas de recursos humanos, buscando desenvolver um ambiente interno agradável que proporcione aos colaboradores, um crescimento pessoal e profissional.
Comparada as demais empresas do mercado, as 150 melhores comprovam que investir em pessoas traz resultados concretos. Quando comparada às organizações listadas na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), um instrumento de coleta de dados sobre trabalho do governo federal, ficou comprovada que as 150 remuneram melhor seu pessoal, têm poder maior de retenção de talentos e possuem gente mais qualificada.
Atualmente a Painco está com cerca de 1.500 colaboradores. A formação dessas pessoas está sendo o grande desafio do RH. “Estamos intensificando os programas de treinamento e desenvolvemos o Centro de Desenvolvimento de Talentos que visa o auto-crescimento dos colaboradores”, diz Jefferson Nacari, gestor de pessoas da Painco. Toda essa preocupação para qualificar seus colaboradores tem gerado resultados concretos. A formação profissional permite que o recrutamento interno aconteça com mais freqüência e a experiência do plano de carreira se concretize.
Outro trabalho ressaltado pelo gestor é o Programa de Educação Continuada dedicado a formação da liderança e que consiste em aprimoramento técnico e comportamental realizado dentro da empresa além da formação acadêmica através de bolsas de estudo para graduação e pós graduação. Esse programa foi iniciado em 2006 e já demonstra bons resultados. “Atualmente, a maioria dos cargos de liderança da empresa foram ocupados por pessoas que iniciaram a sua carreira aqui. Isso mostra o engajamento dos colaboradores com a Painco e o compromisso da Painco com a sua região, diz Jefferson Nacari.
Pessoas felizes, isso é o que queremos. Perseguindo esse ideal, a Painco investe na melhoria do ambiente de trabalho e nos benefícios oferecidos aos colaboradores. “Nesse ano, pudemos inserir alguns benefícios como o plano odontológico familiar, Kit bebê, compra de alimentos especiais para bebês a preço especiais, biblioteca com mais de 800 títulos, espaço dedicado a utilização de internet por todos os colaboradores, programa de remuneração por boas ideias dentre os outros benefícios mantidos.”, completa Nacari.

Investimentos no desenvolvimento de nossos talentos
Programa de capacitação e desenvolvimento de talentos – A Painco investe e aposta no crescimento de seus trabalhadores através de um programa elaborado anualmente, segundo necessidade de cada área e o perfil desejado de seus colaboradores. Este programa é composto pela parte técnica e comportamental e visa o desenvolvimento do relacionamento interpessoal, segurança e qualidade de vida. Esse programa tem hoje mais de 35 cursos formais desenvolvidos internamente e outros de origem externa. Com a inauguração do Centro de Desenvolvimento de Talentos, foram desenvolvidos treinamento abertos onde são colaboradores, entidades externas e profissionais do mercado vêm desenvolver temas de interesse geral. Esses treinamentos são oferecidos gratuitamente a todos os nossos colaboradores que visam o auto-desenvolvimento.
Em 2010, essas práticas consumiram mais de 40.600 horas de treinamento, com investimento na casa de R$ 1 milhão. A Painco também conta com uma estrutura física composta por sete salas destinadas a realização dos treinamentos e palestras educativas.
Esse investimento realizado para os colaboradores se reflete na melhoria da execução do trabalho, gerando uma equipe altamente capacitada para oferecer produtos e serviços de melhor qualidade aos clientes e contribuir de forma efetiva para o cumprimento das metas estabelecidas na estratégia.

Programa Futuro Soldador
A Painco desenvolveu um projeto visando dar novas oportunidades para profissionais desempregados por meio da qualificação de futuros soldadores. Desde setembro de 2010 até hoje foram formados 48 profissionais através do CEPP (Centro de Educação Profissional de Piracicaba), escola profissionalizante mantida pela FUMEP (Fundação Municipal de Ensino de Piracicaba). O projeto deu tão certo que a maioria dos participantes já foi contratada pela empresa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?