A Páscoa é uma celebração especial, repleta de tradições e significados que remontam à história. Costuma ser uma celebração mais intimista, nesta época, é comum reunir a família e amigos para compartilhar momentos agradáveis e, claro desfrutar de uma refeição deliciosa, com uma diversidade enorme de pratos, com muitas texturas, sabores e diferentes estilos de vinhos.
Não existem regras para harmonizações, e sim conceitos, orientações para conseguir uma experiência melhor para grande maioria de pessoas.
Nesse momento surge a dúvida, mas o que servir no almoço da páscoa?
A Páscoa é uma data em que muitos evitam consumo de carne vermelha e optam por peixes e frutos do mar.
Dessa forma, o bacalhau é um dos peixes mais tradicionais para o almoço de páscoa. Por isso, para lhe ajudar nessa tarefa, separei uma lista de dicas para escolher os melhores vinhos que combinam com alguns pratos servidos nessa data.
Não existe um bom almoço de Páscoa sem um momento para saborear alguns petiscos, que vão preparar seu apetite para os pratos principais.
Petiscos como tábua de frios, opte por tintos leves;
O tradicional bolinho de bacalhau, pode optar por vinhos brancos leves e aromáticos.
Para acompanhar receitas preparadas com peixes brancos (bacalhau, linguado, tilápia, pintado), que são bem comuns na Páscoa, o vinho verde é o coringa.
E para encerrar com estilo, sobremesas doces, entretanto, pedem vinhos mais doces como acompanhamento. Por isso, o vinho do Porto ou rótulos de colheita tardia são alternativas interessantes.
Que essa Páscoa seja repleta de momentos felizes, boa comida, excelente companhia e, é claro, bons vinhos para harmonizar e brindar a vida. Aproveite as dicas deste artigo e crie suas próprias tradições, experimentando novas combinações que a Páscoa com vinho pode oferecer. Feliz Páscoa!