Capivari

Poeta de Porto Feliz é selecionado para o Prêmio VIP de Literatura

Foto; Reprodução internet

 

Carlos Carvalho Cavalheiro, professor de História de Porto Feliz, foi um dos selecionados para o Prêmio VIP de Literatura de 2020, cujo resultado foi divulgado nesta semana.

Realizado desde 2016, o Prêmio VIP de Literatura é realizado pela Editora A. R. Publisher, de Maringá (PR), a partir da seleção em concurso internacional.

Devido a pandemia de covid-19, o ano de 2020 foi atípico em todos os setores da vida humana. Por esse motivo, o concurso do ano passado foi realizado de maneira diferente.

“A Edição Especial do VIP/2020 foi pensada como uma espécie de “The Best” das edições anteriores, portanto não houve inscrições”, informou Angela Regina Ramalho Xavier, proprietária da A. R. Publisher.

Para a edição de 2020, todos os selecionados nas edições anteriores (2016, 2017, 2018 e 2019) foram automaticamente inscritos.

Como todas essas obras já haviam sido avaliadas, também não houve necessidade de se constituir comissão julgadora, como ocorreu nas outras edições.

Angela Ramalho destaca como se deu o processo de seleção:

“Desde dezembro de 2020, eu e Sérgio Luiz Moreira (presidente das Comissões Julgadoras de 2017 a 2019) nos dedicamos a ler todas as obras, analisar mapas de notas das edições anteriores, analisar as avaliações escritas, indicações e enfim, considerando tudo o que lemos/vimos nas quatro edições, chegamos a esses 25 nomes na categoria poesia e 25 na de conto. Os selecionados devem, portanto, considerarem-se vitoriosos, pois são o que há de melhor dos 4 anos do Projeto VIP”.

As cinquenta melhores obras (25 poesias e 25 contos) serão publicadas em uma Antologia especial e cada autor selecionado receberá um exemplar, além de Certificado personalizado.

Carlos Carvalho Cavalheiro foi selecionado com o poema “Povoado”. O poeta é escritor, pesquisador de cultura popular paulista, escritor, historiador e documentarista. Autor de mais de duas dezenas de livros, foi premiado com o troféu Barriguda no Festival de Música e Poesia de Paranavaí (FEMUP) em 2015, agraciado com o Troféu Destaque (2014) da Prefeitura Municipal de Sorocaba e vencedor do Mapa Cultural Paulista (2013/2014) com o vídeo-documentário “Em busca do Unhudo”. Em 2019 recebeu o Prêmio Sorocaba de Literatura com o romance

“Entre o sereno e os teares”. Idealizador da Enciclopédia Sorocabana (2003), da Reabertura do Inquérito do Saci (2006) e da FLAUS (Feira de Livros e Autores Sorocabanos). É professor de História em Porto Feliz e colaborador dos jornais ROL e Tribuna das Monções. Mestre em Educação pela UFSCar e Acadêmico Correspondente da FEBACLA.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?