Capivari

Polícia registra aumento nos furtos de veículos em Capivari

Após observar que em menos de 15 dias, foram registrados 3 furtos de veículos no Centro de Capivari, nas mesmas circunstâncias, no último mês, a reportagem do Jornal O Semanário Regional conversou com o Comandante da Polícia Militar de Capivari, Capitão Maurício Tavares, que afirmou: “câmeras de segurança ajudam a inibir os furtos e roubos mas há lugares que ainda ficam vulneráveis”.
Três veículos populares foram furtados no centro de Capivari dentre os dias 23 março e 5 deste mês, durante o dia. Os casos aconteceram depois que os motoristas estacionaram seus veículos e cerca de 1 hora depois, ao retornar ao local de estacionamento, os carros já não estavam.
Os lugares de onde os carros foram furtados, segundo a Polícia Militar, não possuem câmeras de segurança.
Desde 2010, o Sistema Integrado de Segurança instalou câmeras em pontos estratégicos do município. Essas câmeras são monitoradas pela Central de Monitoramento, pela Guarda Civil, próximo à rotatória do Bianchi. Elas são operadas por guardas durante as 24 horas do dia e, segundo o Secretário de Segurança Pública de Capivari, João dos Santos, elas contribuem na inibição de crimes, pois assim que registrada alguma ameaça pela Central de Monitoramento, uma viatura da Guarda Civil é deslocada até o local.
O sistema hoje opera em plenitude.
Os equipamentos estão instalados nas ruas mais movimentadas da cidade, como a rua XV de Novembro, por exemplo. Eles visam a segurança da população.
Santos garante que as ocorrências após a instalação desses equipamentos diminuíram muito. Ele afirma que, se comparado com outros municípios da região, com o mesmo porte, Capivari apresenta os menores índices de latrocínio, homicídio, furto de veículos e outros delitos.
O Comandante da Polícia Militar mostra que em comparação com o ano de 2011, o período de janeiro de 2012 até agora não apresentou aumento. Ele relata que em janeiro houve 4 roubos e 2 furtos; em fevereiro 6 roubos e nenhum furto; no mês de março foram 4 roubos e 5 furtos.
No entanto, Tavares observa que existem alguns picos de roubos e furtos, em geral, cometidos por quadrilhas especializadas em desmanche, que na maioria das vezes, são de outras cidades, como Piracicaba e Campinas. Segundo o comandante, essas quadrilhas preferem carros populares.
“A Polícia Militar tem um procedimento de análise criminal, que consegue identificar esses tipos de ações.”
O trabalho da Polícia Civil é alertar Piracicaba, em seguida é feito o boletim de ocorrência, onde é registrada a espécie e natureza, que é o roubo, ou o furto, ou estelionato e apropriação indébita. É enviada uma mensagem para São Paulo que avisa o departamento de Segurança Pública de todos os estados integrados, facilitando a localização dos veículos. Assim, é aberto um inquérito e a Polícia Civil investiga nas mediações as possíveis formas de ter sido subtraído o veículo automotor”, explica.
O investigador ressalta que a placa é imediatamente bloqueada. Ele fala que, na maioria das vezes, esses veículos não são encontrados aqui na cidade, pois a ação dos criminosos é muito rápida.
Apesar da oscilação de roubos e furtos, a Polícia Civil afirma que em relação ao mesmo período de 2011, este ano de 2012 demonstra que os casos de roubos e furtos em Capivari diminuíram.
Mesmo assim, vale lembrar que os motoristas devem tomar uma série de cuidados ao estacionar os carros ou até mesmo motos. Sempre prestar atenção em quem está por perto do local onde estacionar o veículo, usar tudo que for possível para proteger seu bem, como travas, cadeados e alarmes, preferir locais mais amplos onde o veículo possa ser visto. Na hora de entrar em casa, é muito importante observar o movimento e em caso de qualquer coisa estranha, chamar a Polícia Militar imediatamente. Basta ligar 190 e relatar o fato.
A pena mínima para o crime de furto é de 4 anos, e para roubo, crime que elenca várias classificações, a pena mínima é de 5 anos de prisão.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?