DestaquesRafard

População de Rafard não deve atingir marca de 10 mil habitantes, revelam dados preliminares do Censo 2022

Na manhã desta terça-feira (30), a coordenação censitária de subárea do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou a 3ª reunião de planejamento e acompanhamento do Censo 2022 no município de Rafard.

Durante o encontro, realizado no plenário da Câmara Municipal, a coordenadora censitária da subárea, Najela Alessandra Soares, apresentou dados preliminares sobre o encerramento da coleta do Censo Demográfico de 2022 em Rafard.

Os números apresentados ainda não podem ser divulgados oficialmente, pois estão sendo compilados e analisados para a divulgação oficial no dia 28 de junho deste ano, no portal oficial do IBGE. Entretanto, algumas informações foram compartilhadas com os presentes na reunião.

Foto: Jornal O Semanário

A principal estimativa que causou surpresa foi o crescimento populacional de Rafard, que não deve atingir a marca de 10 mil habitantes. O vice-prefeito Wagner Bragalda, presente na reunião, expressou sua frustração e preocupação com o resultado, afirmando que esperava que o município ultrapassasse essa marca.

“É frustrante que a população de Rafard tenha se mantido abaixo da marca dos 10 mil habitantes. Tínhamos essa expectativa para que o município recebesse mais recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), já que o Tribunal de Contas da União (TCU) calcula os coeficientes com base nos dados do IBGE”, disse o vice-prefeito.

A coordenação censitária explicou que como o último Censo foi realizado em 2010, e desde então não havia nenhuma atualização, o IBGE trabalhava com estimativas e que os municípios vinham superestimando a população, com base nesses números. No site do Instituto, por exemplo, a população estimada para Rafard, em 2021, era de 9.126 pessoas.

Foto: Jornal O Semanário

Najela explicou que os dados apresentados estão sendo avaliados pelo comitê nacional do IBGE, que poderá solicitar correções, se necessário. Após esse processo, haverá o tratamento dos dados e a divulgação oficial, agendada para o dia 28 de junho deste ano.

Os resultados oficiais do Censo 2022 trarão informações detalhadas sobre a composição demográfica e as características socioeconômicas do município. Esses dados serão fundamentais para o planejamento de políticas públicas e o direcionamento de recursos para a região.

Além do vice-prefeito, também representaram o governo municipal, a diretora do Departamento de Assistência Social, Helena Francisco da Silva, a diretora de Educação, Cristiane Pellegrini Rossi, e representando a Saúde, Marcos Roberto Araújo. O diretor do jornal O Semanário, Túlio Darros, também esteve presente, além dos recenseadores que atuaram na coleta de dados.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?