CapivariNotícias

Posto Central recebe equipamentos de oftalmologia e fisioterapia

31/10/2014

Posto Central recebe equipamentos de oftalmologia e fisioterapia

Auto-refrator com ceratômetro e eletroestimulador de alta voltagem foram adquiridos pela Secretaria
Aparelho eletroestimulador também foi adquirido recentemente pela prefeitura (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Aparelho eletroestimulador também foi adquirido recentemente pela prefeitura (Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – Instalado há três semanas na sala de oftalmologia do Posto de Saúde Central, o auto-refrator com ceratômetro é um equipamento oftalmológico de precisão que pode ser usado para medir parâmetros de hipermetropia, miopia, astigmatismo, eixo e distância pupilar, além da prescrição de correção visual.

Segundo a secretária da Saúde, Eliane Piai, o investimento para compra do equipamento foi de R$ 58 mil e beneficiará cerca de 400 pacientes mensalmente. “Todo atendimento médico em oftalmologia depende deste aparelho, sem ele não há possibilidade de atendimento e diagnóstico”, afirma Eliane.

Outro aparelho adquirido pela Secretaria da Saúde é o eletroestimulador de alta voltagem para o tratamento de úlceras crônicas, comum em acamados, portadores de diabetes e com problemas vasculares. Os atendimentos são feitos por dois fisioterapeutas nas unidades de saúde dos bairros e na fisioterapia.

Em caso de pacientes acamados, os profissionais se deslocam até as residências. O tratamento tem duração de 30 minutos por sessão e acelera o processo de cicatrização da ferida em até três vezes, se comparado com o tratamento convencional. O novo equipamento apresenta um resultado mais rápido, eficaz e com custo reduzido.

Outra compra que está em andamento é a de um aparelho de ultrassom com doppler, capaz de produzir imagens em movimento das estruturas e órgãos do corpo em tempo real para o Centro Especializado de Atendimento à Criança (Ceamc), objetivando a melhora de oferta de serviços médicos à população. A verba de R$ 100 mil para a compra deste equipamento foi conquistada pelo vereador Bruno Barnabé (PPS).

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?