Rafard

Prefeitura de Rafard recebe credenciamento para abrir PACS

A Prefeitura de Rafard já está credenciada para abrir e inaugurar a obra que seria o PSF (Programa Saúde da Família), mas levará o nome de PACS (Programa de Agentes Comunitários de Saúde).
Com este credenciamento, o município começa a receber incentivos às estratégias de Agentes Comunitários de Saúde e a Diretoria de Saúde inicia a contratação dos agentes de saúde e enfermeiros classificados no processo seletivo realizado no ano de 2011, para a formação das equipes de trabalhos e capacitação.
Em breve, a população receberá as visitas domiciliares dos agentes, que realizarão uma anamnese, dimensionando os principais problemas de saúde de nossa comunidade.
O PACS é considerado hoje, parte da Saúde da Família. No programa, as ações dos agentes de saúde são acompanhadas e orientadas por um enfermeiro/supervisor que coordena as equipes através de planejamento elaborado.
Os agentes deverão analisar os diferentes aspectos dos problemas das pessoas para que sejam encontradas as melhores soluções, com orientações e ações de prevenção de doenças, promoção à saúde, entre outras estabelecidas pelo planejamento da equipe.
Todas as pessoas da comunidade deverão ser acompanhadas, principalmente aquelas em situação de risco. As principais funções dos agentes são: Identificar áreas e situações de risco individual e coletivo; Encaminhar as pessoas aos serviços de saúde sempre que necessário; Orientar as pessoas, de acordo com as instruções da equipe de saúde; Acompanhar a situação de saúde das pessoas, para ajudá-las a conseguir bons resultados.
A data de inauguração do PACS ainda não foi divulgada pela administração.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?