NotíciasRafard

Prefeitura inicia cadastro para atendimento no Programa Saúde da Família

02/05/2014

Prefeitura inicia cadastro para atendimento no Programa Saúde da Família

Serão oito profissionais devidamente identificados com crachá
Equipes serão responsáveis por quatro mil habitantes cada (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Com o objetivo de promover a saúde da população, a partir de segunda-feira, 5, os agentes comunitários de saúde iniciarão o cadastramento dos moradores dos bairros Centro, Pierre Alan e Bate Pau (ou Bomba), para o Programa Saúde da Família (PSF). Serão oito profissionais identificados com crachá com foto, nome e timbre da Prefeitura Municipal.

O PSF trata-se de uma estratégia de reorientação do modelo assistencial à saúde, iniciado mediante a implantação de equipes multiprofissionais em unidades básicas de saúde. Elas são compostas por, no mínimo, um médico de família, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e seis agentes comunitários de saúde.

Estas equipes, segundo a prefeitura, são responsáveis pelo acompanhamento de um número definido de famílias localizadas numa área geográfica delimitada, e atuam com ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes, e na manutenção da saúde desta comunidade.

“Em breve implantaremos em nossa cidade o primeiro PSF, que inicialmente atenderá os habitantes dos bairros Centro, Pierre Alan e Bate Pau, devido à localização do prédio. Mas já estamos trabalhando para a conquista de mais um PSF, a fim de estender o atendimento para outros locais”, explica o prefeito César Moreira (PMDB).

De acordo com a enfermeira responsável pelo PSF em Rafard, Ednéia Ribeiro, cada equipe se responsabilizará pelo acompanhamento de, no máximo, quatro mil habitantes, sendo a média recomendada de três mil. Segundo a profissional, estas passarão a ter corresponsabilidade no cuidado à saúde.

“A atuação dos grupos ocorre principalmente nas unidades básicas de saúde, nas residências e na mobilização da comunidade, caracterizando-se como porta de entrada de um sistema hierarquizado e regionalizado de saúde; por ter território definido, com população delimitada, sob a sua responsabilidade; por intervir sobre os fatores de risco aos quais a comunidade está exposta; por prestar assistência integral, permanente e de qualidade e por realizar atividades de educação e promoção da saúde”, detalha.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?