Capivari

Prefeitura inicia guerra preventiva contra dengue

Depois de enfrentar epidemia de dengue em 2010, com cerca de 300 casos confirmados, a Prefeitura de Capivari, de olho na proximidade com o verão, declarou guerra ao Aedes aegypti, mosquito transmissor do vírus da doença. Em ofício encaminhado ao secretário de Saúde, Ermeson Guimarães de Oliveira, na semana passada, o prefeito Luís Donisete Campaci (PMDB) reforça a necessidade da elaboração de um “eficaz Plano de Prevenção à Dengue” para 2012.
Por meio do documento, Campaci pede a Guimarães que apresente um projeto de combate ao mosquito. O prefeito garante que, “em busca de uma verdadeira guerra contra a dengue”, destinará os recursos financeiros e materiais que forem necessários para que a operação tenha sucesso no “período crítico” que está por vir. Historicamente, explica Campaci,“o maior risco de proliferação da dengue ocorre entre janeiro e maio, com picos de incidências nos meses de março e abril”.
No ofício, o prefeito sugere ao secretário que elabore e apresente o Plano de Prevenção à Dengue com base em alguns itens, entre eles: desenvolvimento de estratégia de visitação “casa a casa”; definição de procedimentos adotados nos casos em que as residências estiverem fechadas ou as famílias não permitam a inspeção dos profissionais da Secretaria de Saúde; criação de plano de comunicação para conscientização da população quanto à prevenção da doença; levantamento dos recursos humanos e materiais que a pasta já possui e o que é necessário adquirir/contratar.
Com o Plano de Prevenção à Dengue em mãos, a Prefeitura pretende organizar um evento para apresentar a proposta à comunidade, aos vereadores, aos veículos de comunicação e a entidades capivarianas.
Além da população, Campaci espera contar com todos os servidores públicos. “É óbvio que todas as Secretarias Municipais deverão, uma vez mais, participar dessa guerra preventiva”, diz ele, no ofício.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?