NotíciasRafard

Prefeitura intensifica campanha de prevenção contra zoonoses

09/07/2015

Prefeitura intensifica campanha de prevenção contra zoonoses

Caramujo africano, carrapato estrela e dengue são os alvos do combate; equipe da Vigilância Sanitária está fazendo trabalho casa a casa
Vigilância Sanitária está distribuindo panfletos com orientações (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)
Vigilância Sanitária está distribuindo panfletos com orientações
(Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD – Devido ao aumento das chuvas e o início do inverno, a Prefeitura reforçou as medidas preventivas contra zoonoses. Agentes da Vigilância Sanitária estão fazendo um trabalho casa a casa, com distribuição de panfletos, prevenção e orientação da população sobre os riscos de cada um, além de divulgação das orientações nas redes sociais. O caramujo africano, o carrapato estrela e a dengue são os alvos do combate.

Em relação ao caramujo não é recomendado jogá-los vivo no lixo ou em terrenos baldios e utilizar produtos químicos para eliminá-los. O ideal é manter quintais e terrenos limpos, livres de entulhos, vasilhas e fezes de animais domésticos. Para eliminá-los é necessário proteger as mãos, esmagá-los e colocar sal. Para a coleta devem ser utilizados sacos plásticos resistentes e, em seguida, colocá-los no lixo.

A Vigilância Sanitária de Rafard informou que os casos de carrapato estrela são mais comuns na zona rural e em locais próximos a terrenos abandonados. A equipe de profissionais alerta, principalmente, para o manejo correto dos animais, frisando as consequências da doença, em especial, a febre maculosa. A recomendação é dedetizar o ambiente e medicar o animal infectado, com o auxílio de um veterinário.

Já a dengue necessita de cuidados com caixas d’água, cisternas ou qualquer suporte que retenha água, favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Os principais sintomas também são destacados nas visitas e, em caso de aparecido de algum deles, é recomendável procurar um médico. Em caso de dúvidas, o telefone da Vigilância Sanitária é 3496-2168.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?