Rafard

Prevenção contra o Tracoma: alunos das escolas municipais passam por exames

A Diretoria de Saúde de Rafard realizou nos dias 1 e 2 de setembro, exames para identificar casos de Tracoma em alunos das escolas municipais professor Luis Grellet, Aurélio Sotto e Josefina Chiarini Borghesi.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard

O exame visa identificar e prevenir casos da doença ocular, que atinge principalmente crianças e, se não for tratada adequadamente, pode levar a cegueira.

As avaliações foram feitas pelo enfermeiro especializado no tratamento do Tracoma, Alfredo Maurício Ribeiro.

O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos causada por uma bactéria chamada Chlamydia Trachomatis.

A transmissão se dá por meio do contato com pessoas que tenham a doença ou pelo contato indireto, por meio do uso de objetos e itens que foram utilizados por uma pessoa afetada pelo tracoma.

O tratamento é feito por meio de uso de antibióticos tópicos e orais, que devem ser seguidos à risca para evitar o fortalecimento da bactéria que causa a doença.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard

Segundo o governo municipal, as crianças que não apresentaram nenhum sintoma foram liberadas e as demais, receberão o tratamento adequado com a autorização dos pais ou responsáveis.

O prefeito Fabio Santos e o vice, Wagner Bragalda, acompanharam os atendimentos e destacaram a importância da prevenção.

“O objetivo é fazer o diagnóstico precoce, e providenciar o tratamento oportuno para a diminuição da cadeia de transmissão. A saúde no nosso governo é prioridade”. Disse o chefe do Executivo.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?