CapivariRegião

Primeira doação de sangue de Capivari supera expectativas

O Hemonúcleo de Piracicaba divulgou na terça-feira, 28, o número de doações da Campanha de Doação de Sangue de Capivari. A primeira dentre as quatro campanhas programadas para este ano, superou a expectativa e recolheu 120 bolsas de sangue, no último sábado, 25, no Posto de Saúde Central. A campanha é uma parceria entre o Hemonúcleo e a Secretaria Municipal de Saúde.
A Assistente Social do Hemonúcleo, Kelly Cristina Borges afirma que esse tipo de campanha é realizado em várias cidades e que o número de doações em Capivari é considerado bom.
As doações foram encaminhadas para Piracicaba e depois são distribuídas às cidades da região conforme a necessidade de cada uma.
A Assistente Social conta que as próximas cidades a realizar a campanha são Araras, no dia 10, Rio das Pedras, dia 24 e São Pedro, no dia 31.
Borges afirma que no mês de fevereiro as doações caíram um pouco em relação a janeiro.
Em Capivari, foram 137 pessoas no total, que se mostraram dispostas a doar sangue no último sábado. Dentre elas, 88 eram homens e 49 mulheres. Por não preencher os requisitos necessários, 17 pessoas não puderam fazer a doação.
“Desejamos que a população de Capivari continue contribuindo para que o município permaneça como um dos que mais colaboram nas coletas de sangue da região de Piracicaba. Agradeço a todos os presentes nessa última campanha realizada no município”, registrou a Secretária Municipal de Saúde, Sueli Valarine Batagin.
A segunda Campanha de Doação de Sangue está programada para o dia 2 de junho.
A Secretaria de Saúde do Município de Capivari sempre recomenda antes das campanhas, não doar sangue em jejum. O doador deve tomar um café da manhã leve, evitando alimentos gordurosos. Na noite anterior à doação, ele deve repousar o mínimo de seis horas.
Não ingerir bebidas alcoólicas no dia anterior à doação e evitar o fumo por pelo menos 2 horas antes da doação são outras recomendações necessárias ao pretenso doador.

 

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?