CapivariRegião

Procon Capivari dá dicas para compras de ovos de Páscoa

A Páscoa é uma das datas mais importantes do calendário de comemorações. E é comum nessa época, presentear pessoas queridas com ovos de chocolate.
Ao consumidor que quer manter essa tradição, o Procon Capivari recomenda alguns cuidados na aquisição dos ovos de Páscoa.

Local da compra
Escolha estabelecimentos limpos e sem fortes odores. O local onde estão armazenados ou expostos os ovos deve estar sob temperatura adequada, a cerca de 18º C. Ambientes muito quentes danificam o produto.
Temperaturas muito baixas fazem com que o chocolate endureça, apresentando uma coloração esbranquiçada.
O armazenamento deve ser efetuado longe de produtos de limpeza e fontes de calor.
Embalagem
Toda informação contida na embalagem deve ser clara e precisa, com especificações corretas sobre quantidade, composição, características, qualidade, bem como os possíveis riscos que apresentam.
É na embalagem que se deve buscar informações importantes, como prazo de validade e peso líquido .
A embalagem consiste em proteger o produto de insetos ou contaminação. Assim, verifique se há sinais de violação do conteúdo, furos ou partes amassadas. Encontrados esse sinais, não adquira o produto.

Ovos artesanais
Os fornecedores de produtos artesanais ou de fabricação caseira têm que seguir as mesmas regras de comercialização dos fornecedores de produtos industrializados.
Dicas importantes
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o fornecedor responde solidariamente pelos vícios de quantidade do produto. Sempre que o conteúdo líquido for inferior às indicações constantes na embalagem ou no material publicitário, o consumidor poderá exigir, alternativamente e à sua escolha, o abatimento proporcional do preço; complementação do peso ou medida, a substituição do produto por outro da mesma espécie, marca ou modelo, a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos.
E nunca se esqueça de exigir a Nota Fiscal ou o comprovante de compra.
Caso o consumidor tenha algum problema, poderá procurar o Procon de Capivari, na rua Sinharinha Frota, nº 383, Centro, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 17h.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?