RegiãoSaúde

Programa Mais Médicos disponibiliza vagas em Capivari, Elias Fausto, Mombuca e Rafard

Edital do programa “Mais Médicos” prevê 55 vagas para a região. As vagas foram distribuídas para cidades que desejam renovar a participação ou aderir ao programa, e seis cidades da região não tiveram postos atribuídos.

O programa Mais Médicos foi relançado pelo presidente Lula no dia 20 de março, com o objetivo de preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária em Unidades Básicas de Saúde.

Entre as cidades da região de Piracicaba que receberão vagas do programa “Mais Médicos”, destaca-se Capivari, que terá uma vaga disponível para atuação na atenção pri mária em unidades básicas de saúde.

Além disso, as cidades de Elias Fausto, Mombuca e Rafard também tiveram uma vaga atribuída para cada uma delas.

Essas oportunidades representam uma importante chance para essas cidades de contar com profissionais capacitados para oferecer um atendimento de qualidade aos seus habitantes, especialmente em um momento em que a saúde pública enfrenta diversos desafios.

As cidades com maior número de vagas destinadas são Piracicaba, Limeira e Santa Bárbara d’Oeste, que também são as mais populosas.

Cada cidade recebeu um número limite de vagas e os municípios que confirmarem a participação deverão informar o total de profissionais que desejam receber.

O valor das bolsas deve continuar sendo o mesmo já oferecido atualmente pelo programa, de cerca de R$ 12,8 mil, e os médicos ainda recebem auxílio-moradia, que varia de acordo com a região onde atuarão.

O contrato de participação na iniciativa é de quatro anos, prorrogável pelo mesmo período. Ao todo, o investimento previsto pelo governo federal para este ano é de R$ 712 milhões.

A nova versão do projeto estabelece benefícios para incentivar a permanência dos médicos por longos períodos, como adicional de 10% a 20% da soma total das bolsas de todo o período para médicos que ficarem ao menos três anos na vaga e adicional de 40% a 80% da soma total das bolsas para médicos com formação pelo Fies, entre outros incentivos.

O programa mantém a possibilidade de atuação de médicos estrangeiros e brasileiros formados no exterior, mas dá preferência para a atuação dos nativos formados no país.

Os médicos com residência em Família e Comunidade terão pontuação adicional de 10% para a seleção do programa.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?