Capivari

Projeto de Lei determina nome da UPA

O projeto de Lei 020/2011, criado pelo vereador Arnaldo Annicchino Nacarato (PMDB) e aprovado pela Câmara Municipal de Capivari, tem como objetivo nomear a nova UPA (Unidade de Pronto Atendimento) construída no Bairro São Pedro, na Rua Gabriel Rodrigues de Jesus.
A UPA, que passou a se chamar “Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho”, teve um turbulento processo para que o seu nome fosse aprovado e entrasse em vigor.
Como a denominação de ruas e logradouros públicos é de responsabilidade dos legisladores, o vereador Arnaldo Nacarato apresentou o projeto com a sugestão do nome do médico Arnaldo Vieira de Carvalho. O projeto foi aprovado em sessão ordinária por quatro votos a favor e três contrários, com abstenção da vereadora Gilceane Orosco Malto (DEM).
O nome foi incluído em um projeto formal e enviado ao Executivo para a aprovação. Porém, o Prefeito Luis Donisete Campaci (PMDB) criou um veto total para barrar a escolha do nome, alegando ser contra o interesse público, no entendimento do executivo, por não ser o escolhido (Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho), cidadão capivariano ou pelo menos não ter prestado grandes e notórios serviços ao município.
Em votação em nova sessão ordinária, no dia 15 de outubro, o veto foi derrubado por cinco votos a favor e quatro contrários, onde o presidente da Câmara, Vitor Hugo Riccomini (PTB), desempatou a votação.
Segundo a assessoria da Casa de Leis, o Executivo teve um tempo para promulgar a lei e, como não o fez, o próprio presidente da Câmara, Vitor Hugo Riccomini, promulgou, publicou e a lei entrou em vigor.

Justificativa
“Temos vários bairros com nomes de santos da Igreja Católica, temos também avenidas e ruas que levam os nomes de políticos famosos como também os nomes de outros países e estado, nada mais justo que homenagear esse grande homem público que foi Dr. Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho, político, médico e mártir, fundador da Faculdade de Medicina de São Paulo, hoje a mais importante do país”, justificou o vereador Arnaldo Nacarato, autor do projeto.
Segundo Nacarato, o médico escolhido para nomear a unidade em Capivari foi um mártir, porque morreu defendendo os seus princípios, para salvar a vida do próximo. “Sem dúvidas que o caminho iniciado por este grande homem a mais de um século teve como consequência a vinda da UPA para Capivari”, complementou.

Biografia
Arnaldo Augusto Vieira de Carvalho nasceu em Campinas, na época, conhecida no estado de São Paulo como a “Cidade das Andorinhas”, em 5 de janeiro de 1867.
Arnaldo se diplomou em 1888, pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Em 1895, com a finalidade de agregar todos os médicos do estado, capitaneada pelo médico Luiz Pereira Barreto e tendo entre os seus membros eméritos fundadores Arnaldo Vieira de Carvalho, foi fundada a Sociedade de Medicina e Cirurgia de São Paulo.
Em 1912, foi designado pelo então presidente do estado, Francisco de Paula Rodrigues Alves, com total apoio do secretário do Interior, Altino Arantes, para implantar definitivamente o ensino médico no estado de São Paulo. Assim, criada pela lei 1.357, de dezembro de 1912, a Faculdade de Medicina e Cirurgia de São Paulo, que iniciou suas atividades depois de sua regulamentação, o que se deu em 1913.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?