CapivariNotícias

Projeto que restringe carros de autoescola no Centro de Capivari será votado nesta segunda-feira, na Câmara

29/06/2015

Projeto que restringe carros de autoescola no Centro de Capivari será votado nesta segunda-feira, na Câmara

Lei visa minimizar o congestionamento nas principais ruas; proprietário de autoescola disse que a restrição vai prejudicar quem está aprendendo a dirigir
Projeto de lê vai restringir a circulação de veículos de autoescola no Centro de Capivari (Foto: Reprodução/Internet)
Projeto de lê vai restringir a circulação de veículos de autoescola no Centro de Capivari (Foto: Reprodução/Internet)

CAPIVARI – Será votado na sessão da próxima segunda-feira, 29, o projeto de lei que restringe a circulação de veículos de autoescola em horário de pico no Centro de Capivari. O projeto é de autoria do vereador Gillys Scrocca (PTB) e, se aprovado, “vai garantir a ordem pública e a segurança de pedestres, motoristas e outros veículos, além de minimizar o congestionamento nessa área da cidade”, segundo o parlamentar.

A nova lei deverá proibir a circulação de veículos de autoescola no trecho de segunda a sexta-feira, das 7h às 9h, das 11h às 13h e das 17h às 19h. Para Scrocca, as aulas práticas da autoescola prejudicam o trânsito no Centro. “Muitas pessoas me procuram e pedem providências para evitar aulas práticas de autoescola no Centro, pois elas prejudicam o trânsito, que já é caótico”, diz.

No mês passado, o vereador solicitou ao site Seujornal.com que fizesse uma enquete para saber a opinião da população. Segundo a pesquisa, 70,23% dos participantes são a favor da proibição. Scrocca disse que o resultado o surpreendeu. “Isso demonstra que a maioria está insatisfeita com a circulação desses veículos no Centro de Capivari”, reforça o parlamentar.

O instrutor José Umberto Bresciani, proprietário de uma autoescola no município, disse ser contra o projeto. Segundo ele, os alunos precisam dirigir no Centro para perderem o medo e não “guardarem a carteira de motorista na gaveta depois”. Ele questionou ainda a afirmação de Scrocca sobre os carros de autoescola prejudicarem o trânsito nas principais ruas de Capivari.

“Será que o vereador fez uma pesquisa para saber quantos circulam pelo Centro ao mesmo tempo? Minha empresa é na Rua XV de Novembro e eu quase não vejo carro de autoescola passando por aqui. Será mesmo que somos nós que congestionamos o trânsito?” Além disso, a impossibilidade de enfrentar o trânsito com mais veículos prejudica o aluno, de acordo com ele. “Só dirigindo no bairro ele não vai aprender. As pessoas não podem ser excluídas de dirigir no Centro.”

Segundo o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), para tirar a habilitação B, que é a de carro, o cidadão precisa fazer 25 aulas práticas. Dessas, cinco devem ser à noite. As aulas diurnas são consideradas as realizadas entre 7h e 18h, e a partir desse horário até às 19h40 a aula é noturna. Isso porque, de acordo com Bresciani, não é permitido fazer mais de duas aulas por noite.

“Geralmente nós começamos com as aulas noturnas só depois da nona aula. O aluno sai daqui, dá uma voltinha e já vai para o bairro Rossi. Então nem fica no Centro. Além disso, de terça-feira, quinta-feira e sábado as aulas são para motos, ou seja, não são nas ruas”, explica. “E eu tenho gente que só faz aula de manhã. Com essa lei, ele não vai mais poder dirigir no Centro, porque os horários serão proibidos”, diz.

“Eu acho que deveria andar até mais no Centro do que anda hoje, porque os alunos mais velhos têm mais necessidade, para perder o medo”, conta. “O aluno precisa aprender a colocar todas as marchas. Por isso que depois acaba só dirigindo na linha indiana. Porque não perdeu o medo. E a gente quer que a pessoa saia daqui sabendo dirigir e conhecendo as ruas da cidade.”

O Projeto de Lei nº 17/2015, do vereador Gillys Scrocca, está na Comissão de Justiça e Redação, para que os membros dêem o parecer da nova regra. Ele vai para discussão e votação nesta segunda-feira, 29. As sessões da Câmara de Capivari têm início às 19h30 e são abertas ao público. Os interessados também podem assistir ao vivo pela internet: www.camaracapivari.com.br.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?