Região

PUC-Campinas abre inscrições para o Vestibular de Inverno 2024

Inscrições vão até o dia 10 de junho para os mais de 60 cursos de Graduação da Universidade, que foi classificada em posição de excelência pelo Índice Geral de Cursos do Ministério da Educação

Chegou a hora de fazer parte de uma das melhores universidades do país! A PUC-Campinas abriu inscrições para o Vestibular de Inverno 2024. O candidato poderá, a partir de hoje, se inscrever para vagas dos mais de 60 cursos até o dia 10 de junho. Os interessados que realizarem o processo de forma antecipada terão descontos. É a oportunidade perfeita de começar a fazer parte de uma Universidade completa, que figura entre as melhores do país e que tem olhos voltados para o futuro.

CLIQUE AQUI PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO

O candidato que realizar a inscrição entre 10 de abril e 8 de maio, terá 20% de desconto na taxa. Entre 9 de maio até 29 de maio, o desconto é de 10%. Os que realizarem a inscrição a partir dessa data até o prazo final, de 10 de junho, pagarão o valor completo, que é de R$ 120. O valor pode ser pago com cartão de crédito ou de débito.

Imagem: Divulgação

Após o período de inscrições, o candidato deve ficar atento às datas da agenda do Vestibular. No dia 18 de junho, a Universidade irá divulgar a confirmação de inscrição com o local de prova.

Depois, os candidatos irão realizar a prova do Vestibular no dia 23 de junho, das 13h às 17h. É importante lembrar que o curso de Arquitetura e Urbanismo possui a prova específica, por isso, oferece um horário ampliado para a realização da prova, das 13h às 18h.

O resultado dos aprovados será divulgado no dia 2 de julho, com matrículas entre 2 a 5 de julho. A lista de espera está prevista para 10 de julho (1ª chamada).

Uma Universidade em constante aperfeiçoamento

Na PUC-Campinas, o estudante vai encontrar, além da qualidade reconhecida que a Instituição carrega tradicionalmente, Campi com estrutura em plena expansão, com novas soluções em sintonia com o mercado. No ramo da inovação, por exemplo, a Universidade conta com o Mescla, que é o Hub de Inovação, tecnologia e empreendedorismo.

No espaço, há um laboratório de AIoT e Internet das coisas, diversos programas de aceleração de startups, fab lab e parcerias com empresas do ramo. Além disso, a Universidade conta com um novo centro de inovação em metodologias de ensino, chamado Manacás.

O espaço conta com uma arena, uma sala de projeção e diversos espaços e dispositivos que preveem até mesmo apresentações em holograma. Tudo para sair na frente nas novas metodologias de ensino e trazer o que há de mais moderno ao estudante. Sem contar com o bem-estar e a modernidade dos ambientes dos Campi I e II (confira mais no vídeo ao final do texto).

O setor Agro também está abraçado pela PUC-Campinas. A Universidade passa a contar agora com o curso de Engenharia Agronômica, em parceria com o IAC (Instituto Agronômico), com duração de cinco anos.

Outro atrativo é a estrutura robusta montada para um setor em pleno crescimento: a gastronomia. O Hub Gastronômico, que funciona no Campus I há dois anos, oferece o Curso Tecnólogo em Gastronomia, que traz, além da mentoria com professores chefs de renome no mercado, uma visão empreendedora sobre a profissão, com parcerias voltadas para esse objetivo. Além disso, promove com frequência oficinas, cursos de curta duração e eventos do ramo, já se credenciando como referência na região.

A aproximação do estudante com o mercado de trabalho, já durante o período de curso, é um processo bastante valorizado dentro da Universidade. Na PUC-Campinas, os docentes mesclam atividades em salas de aula e muita prática, inclusive com a participação de empresas em diversos processos.

Não é à toa que, nos últimos anos, 45% dos alunos matriculados na PUC-Campinas realizaram estágio com remuneração durante o curso, no formato presencial, home office ou híbrido, bolsa auxílio e benefícios atrativos. Muitos tiveram a experiência do estágio profissional em multinacionais na Alemanha, Japão, Estados Unidos, Suíça e Portugal.

E, por falar em países do exterior, a PUC-Campinas também possui um setor específico que cuida de intercâmbio de estudantes. Uma oportunidade ímpar para sair da Universidade com mais esse diferencial.

O DRE (Departamento de Relações Externas) possui parcerias com universidades de vários continentes, facilitando cursos de alunos daqui em outros países durante a graduação.

Dignidade, respeito e presença atuante na sociedade

Esse processo de evolução da Universidade vai ao encontro também de fortalecer os laços de humanidade e de respeito, além de trabalhos realizados em prol da sociedade por alunos de diversos cursos.

Na Universidade funciona o Vitalità – Centro de Envelhecimento e Longevidade da PUC-Campinas, que realiza oficinas, palestras e atividades com idosos, estudando e trabalhando o envelhecimento da sociedade, preocupado com o bem-estar da pessoa 60+.

Esse é um trabalho reconhecido da Universidade, que foi a primeira universidade da América do Sul a conquistar o título de integrante da Rede Internacional de Universidades Amigas do Idoso.

Vários outros estudos e trabalhos realizados na Extensão contribuem para o social. Além disso, serviços promovidos por estudantes garantem atendimento e auxílio à população, como o Serviço Escola de Psicologia e o serviço de Assistência Judiciária.

Na esteira de promover a dignidade, a PUC-Campinas também criou o Centro de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros Dra. Nicéa Quintino Amauro, para se aprofundar no estudo da cultura negra e na luta contra o racismo e a discriminação em qualquer âmbito.

Entre as melhores do país

Todas essas novidades se unem a já conhecida excelência nos cursos tradicionais, chancelada recentemente pelo IGC (Índice Geral de Cursos) do MEC (Ministério da Educação). A PUC-Campinas ficou com a nota 4, que coloca a Universidade em posição de excelência entre as melhores instituições de Ensino Superior do país.

Além disso, outros rankings têm reforçado essa condição. A PUC-Campinas figura, pelo segundo ano consecutivo, entre as melhores universidades do mundo pelo QS World University Ranking 2024, um dos três rankings mais conceituados entre os avaliadores globais de qualidade.

No Brasil, 35 instituições atingiram a pontuação para figurar no ranking 2024, sendo apenas sete particulares. A Universidade também está entre as 10 melhores instituições de ensino superior privadas do Brasil, segundo o Ranking Universitário Folha (RUF) 2023, da Folha de São Paulo, que avaliou 203 universidades brasileiras.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?