EsportesGeralRegião

R Esport – Ramom Bisim

Vai encarar – Não Mi Kutin, uma menina de 10 anos, conquistou recentemente o recorde mundial de sua categoria ao levantar aproximadamente 97,5 kg, no agachamento em uma competição mundial de sua categoria. A mocinha com rostinho angelical também levantou 31 kg supino e mais 95 kg no “deadift” (levantamento terra).

Gustavo Borges semeando o que plantou – O nadador brasileiro que ganhou 31 medalhas em copa do mundo, definitivamente entrou para a história da natação mundial, na noite de sábado (12/05); em cerimônia em Fort Laverdale (EUA), ele entrou para Hall da Fama da Natação Internacional. (É o maior prêmio para um atleta após a carreira esportiva).

Equilíbrio na Fórmula 1 – No GP da Espanha, em Barcelona (13/05), mostrou todo equilíbrio da F1 de 2012, o Venezuelano Pastor Maldonado (Williams). Maldonado conquistou sua 1ª vitória na Fórmula 1, sendo o 5º vencedor diferente deste ano, fato que não ocorria desde 1983. Este circuito de Barcelona é apontado como um dos mais exigentes tecnicamente e considerado de alta velocidade, com curvas rápidas e de poucos pontos de ultrapassagem – palco escolhido pela maioria das equipes para fazerem testes coletivos durante a pré-temporada. Das 22 últimas provas em Barcelona, 17 pilotos que foram o pole position venceram a corrida. Por outro lado, os brasileiros não vão nada bem. 2012 está sendo um dos piores anos de F1, amargando somente resultados e recordes negativos.

Susto, incêndio na Williams – Neste último GP de Barcelona, a vitória do venezuelano Pastor Maldonado, dividiu as atenções da imprensa com um incêndio nos boxes da Williams durante a comemoração da conquista pela equipe. O incidente foi amenizado pela rápida reação dos funcionários da escuderia e também de outras equipes que se prontificaram a ajudar. A explosão, seguida do fogo, estragou alguns equipamentos da equipe, mas o engenheiro Gilan, em depoimento, disse que o mais importante foi que ninguém se feriu gravemente.

Próximo GP – A próxima corrida será dia 27/05, às 9h, nas 78 voltas de rua do GP de Mónaco, em Monte Carlo (3.340 metros), e que exige muita precisão dos pilotos, devido a grande quantidade de curvas e a estreita largura das ruas que formam o percurso. No último GP (2011) o 1º lugar ficou com Sebastian Vettel (Pole), Red Bull-Renault, 2º Fernando Alonso, da Ferrari; 3º Jenson Buton. Para nós brasileiros ficam as boas lembranças das 6 vitórias do piloto Ayrton Senna, que ainda ostenta o título de maior vencedor em Monte Carlo, sendo que por equipe, a MCLaren foi a que mais venceu com 15 vitórias.

Aerofólio no carro F1 – O aerofólio no carro, serve para diminuir a turbulência causada pelo vento. Por causa da sua aerodinâmica (formato) de asas de aviões, o acessório também faz com que o carro de corrida alcance com isso velocidades muito altas; ao contrário dos aviões, os aerofólios dos veículos são voltados para cima.

Gol de craque, mas contra! – É preciso ter muita habilidade (categoria) para pegar uma bola de primeira, da para contar os jogadores diferenciado ou craques, exemplos de Neymar, Lionel Messi, Cristiano Ronaldo etc. Agora quando o lance é contra, então, é muita habilidade ou seja, muita falta de sorte. O autor da proeza foi Marc Pedersen, do Djurgar Den, pelo Campeonato Sueco, aos 44 minutos do 2º tempo ocasionando o gol de empate. Na partida contra o Alk, após um chutão dos rivais, ele tentou afastar, mas deu aquela espanada no taco e a bola foi no ângulo do seu próprio gol.

Valeu Mogi Mirim E.C.! – O time do Mogi Mirim E.C. (Fundado dia 01/02/1932), ficou com o título inédito do Interior Paulista, com dois resultados iguais contra a equipe do Bragantino por 4 a 2, sendo o último jogo realizado 12/05, no estádio Romildo Vitor Gomes Ferreira (Romildão), em Mogi Mirim-SP (86.244 hab., censo IBGE 2010). A torcida do sapo, como é carinhosamente chamada, tem muito que comemorar com a diretoria e com o presidente sr. Wilson Bonetti, que colocou a troca de um ingresso por um agasalho. Maravilha de iniciativa, espero que outras equipes tomem a mesma atitude.

Parabéns ao meu amigo “Mestre!” – O atleta Armando Lazarini (26/01/1953), palmeirense fanático, conhecido por todos como “Mestre”, completou no dia 22/04/2012, 23 anos no pedestrianismo, pelo estado de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, completando mais de 202 provas, com mais de 190 medalhas e troféus. Representando, e muito bem o nome de Rafard e Capivari para outras cidades e Estados do Brasil; mesmo lutando contra a falta de patrocinadores, ele tem conseguido superar barreiras, dificuldades e imprevistos da vida, considerado por todos seus amigos, sempre um vitorioso nesses 23 anos de carreira. Parabéns e que Deus abençoe e ilumine você e seus familiares. Que você encontre sempre a força divina para continuar nesta árdua caminhada do pedestrianismo. Valeu “Mestre!”

Nova profissão – A Câmara Federal aprovou o projeto de lei regulamentando a profissão de árbitro de futebol, precisa agora ser aprovado pelo Senado. Este projeto estava em tramitação há dez anos no congresso. A proposta é séria e estabelece punição para arbitragem fraudulenta, ou seja, quando for comprovado que o juiz interferiu dolosamente no resultado natural da partida. A pena é de detenção de seis meses a dois anos, além de multa. Estaremos esperando pela aprovação do Senado, só espero que não demore mais uma década!

Brasileirão está de volta – O Campeonato Brasileiro de Futebol 2012, série A, na sua 57ª edição da principal divisão do futebol brasileiro, começou neste último sábado (19/05). A disputa ocorrerá entre 19 de maio a 2 de dezembro de 2012, com o mesmo regulamento dos anos anteriores, quando foi implementado o sistema de pontos corridos. Participaram 20 equipes, depois das 38 rodadas se houver empate entre duas ou mais equipes no número de pontos ganhos, o critério de desempate será o seguinte: 1 – vitórias, 2 – saldo de gols, 3 – gols marcados, 4 – confronto direto, 5 – cartões vermelhos, 6 – cartões amarelos, 7 – sorteio.

Vamos a algumas curiosidades do brasileirão 2012 – O Corinthians jamais teve um artilheiro nas 57 edições do brasileirão. (Palmeiras conseguiu no ano 1967 com César Maluco). Os times que mais conquistaram títulos foram: 1 – Palmeiras e Santos com 8 títulos, 2 – Flamengo e São Paulo com 6 títulos, 3 – Corinthians c/ 5 títulos (último campeão). Os técnicos que mais venceram campeonatos foram: Primeiro lugar, empatados; Luís Alonso Péres (Lula), 5 vezes: 61, 62, 63, 64, 65, todos pelo Santos F.C., e Wanderley Luxemburgo, 93, 94, 98, 2003 e 2004. Segundo lugar, também empatados, mas com 4 títulos, Rubens Minelli (ex-atacante, SP-19/12/1928) e Muricy Ramalho (ex-meia, técnico do Santos). As duas maiores goleadas registradas foram: 09/02/1983 – Corinthians 10 x 1 Tiradentes PI e 14/02/1984 – Vasco da Gama 9 x 0 Tuna Luso PA. O jogo de maior número de expulsões aconteceu no confronto entre Goiás/GO e Cruzeiro/MG, 14 expulsões (9 Goiás e 5 Cruzeiro). Nove clubes alcançaram a marca de 400 vitórias no brasileirão: Atlético MG, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos e São Paulo. O gol mais rápido do brasileirão é de Nivaldo, do Clube Náutico PE, aos 8 segundos de jogo na partida que seu time venceu o Atlético MG por 3 a 2, no Estádio dos Aflitos, em Recife, no ano de 1989. Quatro times conseguiram ficar campeões invictos, foram eles: Cruzeiro, Internacional RS, Palmeiras e Santos.

Justiça condena Atlético MG – A Justiça do Ministério Público de Trabalho de Minas Gerais, condenou o time do Clube Atlético MG (Galo), por exploração de menores de 14 anos, onde 12 garotos das categorias de base moravam em condições precárias em uma pensão de Belo Horizonte. Os menores não tinham atendimento médico, psicológico ou dentário, o que contraria a lei Pelé e o Estatuto da Criança e do Adolescente. Contudo, o clube mineiro resolveu se pronunciar sobre a questão e se defendeu informando que ainda não houve uma decisão definitiva da Justiça. Além disso, a nota informa que o Galo não mantém nas categorias inferiores de seu futebol, crianças com idade menor do que 14 anos. O Atlético Mineiro vem repudiar a manchete sensacionalista veiculada no site UOL Esporte de 15/05/2012. A Justiça investiga a existência de mais equipes mineiras na exploração de menores. Em principio a Justiça Federal do Trabalho determinou ao Atlético MG que todos os jogadores maiores de 14 anos, deverão de ser mantidos com contrato de aprendiz, recebendo salário por hora trabalhada.

Fred marca dois golaços – Fred Chaves Guedes (Teófilo Otoni MG, 03/10/1983), marcou o primeiro gol de bicicleta no gol da virada do Fluminense (campeão) sobre o Botafogo RJ na vitória por 4 a 1 no 1º jogo da final do campeonato carioca. O segundo foi um sr. de um golaço, ele leiloou a camisa do gol de bicicleta, o dinheiro arrecadado será revertido para o projeto social do campeão mundial de Judô Luciano Correa, em Belo Horizonte. O objetivo é passar a atender de 60 para 300 crianças.

Ala Fred – Radamel Falcão Garcia (mais conhecido com Falcão Garcia), colombiano com 26 anos de idade, destaque do time espanhol do Clube Atlético de Madrid , fez um golaço de bicicleta no amistoso contra o América de Cáli. Outro que conseguiu tal façanha foi Carlos Ariel Luna, meio sem ângulo, o artilheiro do Clube Atlético Tigre conseguiu o lance acrobático (bicicleta) e encobriu o goleiro do C.A. Newell’s Old Boys, pelo Campeonato Argentino. Torcemos para que ambos façam igual ao artilheiro do Fluminense Fred e leiloem suas camisas para ajudar algumas instituições de seus respectivos países.

Ranking do 30 maiores times do mundo em títulos – 1 – Real Madrid ESP (992 pontos), 2 – Barcelona ESP (844), 3 – Milan IT (669), 4 – Juventus IT (669), 5 – Bayern Munich AL (645), 6 – Manchester United ING (604), 17 – São Paulo (448), 19 – Santos (422), 23 – Flamengo (370), 24 – Internacional RS (344), 27 – Palmeiras (316), 28 – Corinthians (315).

Ranking das 50 marcas mais valiosa do futebol – 1 – Manchester United, 2 – Bayern Munich, 3 – Real Madrid, 4 – Barcelona, 5 – Chelsea, 6 – Arsenal, 24 – Corinthians, 39 -São Paulo, 44 – Internacional, 47 – Flamengo.

Fiquem por dentro de tudo que se passa no esporte, amador e profissional de Rafard, Capivari e do mundo, na rádio RFM 107,9 (3496-2828 / 3496-1076) no programa R Esporte 1ª edição, das 11h50 as 12h30 e no R Esporte 2ª edição, das 18h30 as 19h, de segunda a sexta-feira. E que O Grande Arquiteto do Universo ilumine a todos. Até a próxima.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?