CapivariNotícias

Racheltex relança marca Staroup, sucesso nos anos 70 e 80

10/08/2015

Racheltex relança marca Staroup, sucesso nos anos 70 e 80

Primeira coleção da grife será lançada neste mês; empresa de Capivari quer produzir 150 mil peças neste ano e prevê dobrar a produção em 2016
Grife retorna com três coleções por ano, com modelos variados para homens e mulheres, incluindo plus size (Foto: Divulgação/Staroup)
Grife retorna com três coleções por ano, com modelos variados para homens e mulheres, incluindo plus size (Foto: Divulgação/Staroup)

CAPIVARI – A marca de jeans Staroup, que foi sucesso no país nos anos 70 e 80, vai ser relançada neste mês pela Confecções Racheltex, de Capivari. A primeira coleção é assinada pela estilista Natália Nicoletti, formada em Fashion Design no Instituto Europeo di Design. Segundo ela, a nova Staroup tem um lifestyle repaginado que combina o tradicional com o inovador. O estilo é marcado pelo versátil, confortável e atemporal.

“Queremos trazer aquele sentimento de lembrança da marca para quem viveu na época em que a Staroup era símbolo de desejo, mas, ao mesmo tempo, nosso objetivo é estar por dentro das últimas tendências do mundo da moda, trazendo inovações tanto nos cortes quanto nas lavagens”, explica Natália. O plano é produzir e vender 150 mil calças jeans neste ano e ampliar o volume para 200 mil peças em 2016.

“Mesmo em um cenário mais concorrido estamos com ótimas perspectivas para a inserção da marca no mercado nacional”, afirma o diretor Comercial da Racheltex, Leonil Pinto de Almeida Junior. “Estamos produzindo modelos de qualidade e diferenciados, o que consequentemente contribuirá para alavancar a receita e a mão de obra no município, além de proporcionar uma nova escolha para o consumidor.”

A Alshernetti Administradora, empresa que controla a produção das peças com a confecção de Capivari, fechou em 2013 um acordo com os credores da massa falida da Botucatú Têxtil (dona da marca Staroup) para fabricar e vender produtos com a marca no Brasil. Com isso, a Racheltex começou a distribuir a produção para 58 revendedoras em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

A Staroup retorna com três coleções por ano. A coleção primavera/verão será lançada neste mês, com 16 modelos variados para mulheres (incluindo plus size), além de 20 masculinos. “O jeans da Staroup contempla todas as idades, estilos e principalmente todos os tipos de silhueta”, diz Natália. “Nosso objetivo é que as pessoas se sintam bem consigo mesmas usando nosso jeans.”

Curiosidade

O sucesso da Staroup foi tão grande nas décadas de 1970 e 1980 que as propagandas da marca se tornavam ícones. As campanhas publicitárias eram estreladas por personalidades famosas e muitas foram premiadas em Cannes. A Staroup chegou a patrocinar a Fórmula 1 e fez parte da abertura de uma das novelas de maior sucesso da TV Globo na época: Dancin’ Days.

A grife fundada pelo húngaro Johann Gordon apostava em um marketing agressivo no país. Apesar disso, depois de atravessar uma forte crise, resultado da abertura econômica e de problemas com a gestão familiar, a companhia pediu concordata em 1992. E, após tentar algumas saídas, como se dedicar apenas à exportação e até mudar a razão social, a empresa acabou pedindo falência em 2008.

Racheltex

A Confecções Racheltex está há mais de 40 anos no mercado varejista e atacadista nacional de artigos em jeans. Com o relançamento da Staroup, a empresa capivariana promove um novo salto, buscando avançar ainda mais no setor brasileiro. A companhia é familiar e emprega em torno de 700 pessoas. Além das marcas próprias, a Racheltex ainda produz para os maiores grupos varejistas do país.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?