Rafard

Rafard é selecionado em Programa Nacional de Apoio Cultural

Rafard tem mostrado diversos avanços e ampla participação nas ações para sistematização das políticas públicas culturais.

A Diretoria de Cultura fez a inscrição da cidade para o Edital de Chamada Pública nº 001/2024, e foi um dos municípios selecionados, para receber consultoria personalizada através do SEBRAE, para realizar diagnóstico, plano de ação e acompanhamento do município, relacionados a implementação das políticas municipais de fomento à cultura e no programa nacional da Lei Aldir Blanc (PNAB), bem como a realização dos processos para implementar a cidade no Sistema Municipal de Cultura, por adesão ao SNC (Sistema Nacional de Cultura).

“Estamos preocupados em garantir aos artistas, agentes e fazedores culturais rafardenses, maior estabilidade no setor cultural. Essas formalizações dentro das políticas públicas culturais trazem diversas garantias ao município, somando-se a todo esforço na realização de ouvidorias e organização do conselho”, explica a Assessora do Departamento de Cultura de Rafard, Vivian Ui.

Segundo a conselheira de Cultura, Regina Reis, a futura criação do plano municipal de Cultura e Fundo de Cultura e a ampla participação nas conferências de Cultura, faz com que Rafard seja parte das cidades comprometidas com sua Cultura. “É um trabalho silencioso e que precisa ser valorizado, pois, trará diversos benefícios pra Rafard”, avalia.

Projeto CRIE

O Crie Políticas Públicas é uma iniciativa pioneira, criada pelo Polo de Referência Nacional em Economia Criativa liderado pelo Sebrae-SP, para auxiliar dirigentes municipais de cultura de todo o Brasil, de forma totalmente gratuita, a utilizar e operacionalizar sistemas municipais de cultura, criando um ambiente favorável para a implementação de políticas públicas com foco nos negócios criativos do país.

Para o diretor de Cultura, Esporte e Turismo, Hélio Pereira Rodrigues, Rafard ainda é uma cidade nova dentro dessas movimentações. “Os trabalhos começaram em junho do ano passado e já estamos à frente de muitas cidades maiores, isso mostra nosso comprometimento e seriedade no trabalho”, garante.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?