NotíciasRafard

Rafard realiza ações de combate à dengue

27/06/2014

Rafard realiza ações de combate à dengue

Dois agentes estão visitando as casas diariamente; cidade já registrou 12 casos

RAFARD – Considerando as circunstâncias do município e da região que recebem trabalhadores rurais da indústria canavieira provenientes de diversas regiões do país, atrelada à ameaça de epidemia de dengue entre 2013 e 2014, a Prefeitura de Rafard elaborou, por meio da Diretoria de Saúde, um “Plano Municipal de Vigilância e Controle da Dengue”, visando à articulação e à implantação de ações de combate à dengue na cidade.

De acordo com a diretora de Saúde, Ivone Infante, o departamento vem cumprindo este plano e, além de campanha educativa, tem realizado a intervenção por meio de busca ativa, identificando focos do mosquito e promovendo ações de controle, com dois agentes trabalhando diariamente na visita casa a casa.

“Estamos fazendo a conscientização, prevenção, comunicação, intervenção, orientação e controle. No entanto, sabemos que o controle da dengue depende de cada um de nós. Assim, pedimos a atenção de todos os munícipes e a contribuição de cada um para que sejam eliminados todos os focos do mosquito”, enfatiza. O município já registrou 12 casos.

“A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumulá-la em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras”, acrescenta Ivone.

Sintomas da dengue

Febre alta com início súbito; forte dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento dos mesmos; perda do paladar e apetite; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?