NotíciasRafard

Rafard recebe nebulização e bloqueio da dengue até o dia 3 de fevereiro

29/01/2016

Rafard recebe nebulização e bloqueio da dengue até o dia 3 de fevereiro

Receitas caseiras podem ajudar na prevenção contra a picada do mosquito transmissor

Veículo da Sucen percorrerá ruas da cidade até o dia 3 de fevereiro (Foto: Divulgação/Sucen)
Veículo da Sucen percorrerá ruas da cidade até o dia 3 de fevereiro (Foto: Divulgação/Sucen)

RAFARD | Desde a quarta-feira, 27, uma equipe de 20 pessoas realizam o trabalho de bloqueio de criadouros da dengue em Rafard. A nebulização acontece até hoje, 29, no bairro Popular e continua nos dias 1, 2 e 3 de fevereiro, no Centro da cidade.
A diretora do Grupo de Vigilância Epidemiológica de Piracicaba (GVE), Glaucia Elisa Cruz Perecin, e a diretora da Superintendência de Controle de Endemias de Campinas (Sucen), Renata Caporali Mayo, se reuniram com a Vigilância Sanitária de Rafard, diretora de Saúde, Ivone Infante e com o prefeito César Moreira, na terça-feira, 26, para organizar as ações de combate à dengue na cidade.
Os profissionais da Sucen estão passando com uma caminhonete, sempre a partir das 18h30 e realizando o trabalho de nebulização (esfumace com veneno). A nebulização acontece somente nas vias e não dentro das casas.
Um carro de som auxilia o trabalho, avisando as pessoas para não ficarem nas ruas e retirarem os animais das vias, abrirem janelas, portas e cortinas das casas, cobrir todos os alimentos e filtros de água, guardar pratos que estejam expostos, cobrir gaiolas de pássaros e aquários, retirar os bebedouros de animais e crianças. Idosos e pessoas com asma e bronquite deverão ficar em um cômodo fechado por trinta minutos. Em caso de chuva, o serviço de nebulização não será realizado.

Repelentes caseiros
Uma medida viável financeiramente para a prevenção do mosquito transmissor da dengue, são os repelentes caseiros. Receitas fáceis de fazer e à base de plantas tem garantido resultados eficazes.
Os inseticidas naturais possuem um aroma desagradável para o transmissor Aedes aegypti, afastando o mosquito das pessoas e evitando possíveis picadas. Outro fator favorável, é o fato de não conterem substâncias tóxicas, deste modo, não prejudicam o organismo. Uma opção para adultos, crianças e gestantes.
Uma das receitas mais usados nos últimos meses é com cravo-da-índia. Comum entre os pescadores, é rica em óleo essencial e em eugenol, uma propriedade inseticida que afasta mosquitos, moscas e formigas.

Receita
Ingredientes: 500 ml de álcool; 10 gramas de cravo-da-índia; 100 ml de óleo de amêndoas, mineral, óleo infantil ou outro qualquer. Modo de preparo: Coloque o álcool e o cravo da índia num frasco escuro com tampa ao abrigo da luz por 4 dias. Mexa esta mistura 2 vezes por dia, de manhã e à noite. Coe e junte o óleo corporal, agitando ligeiramente. Coloque o repelente num recipiente spray e aplique na pele diariamente. Modo de usar: Passe o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas. O importante é pulverizar o repelente também por cima das roupas porque o ferrão do mosquito pode atravessar tecidos muito finos, chegando à pele.

Mais dicas
Para bebês a partir de 2 meses e crianças, outra opção de repelente caseiro é o creme hidratante com óleo essencial de alfazema. Em um recipiente de vidro misture 150 ml do hidratante Proderm com uma colher de óleo essencial de alfazema, depois aplique em todas as áreas do corpo que estejam expostas. O ideal é varias aplicações diárias. Outra forma de complementar a prevenção caseira é acender uma vela de citronela em cada cômoda da casa.

Treinamento
A Defesa Civil de Rafard também está engajada na campanha “Todos Juntos Contra a Dengue”. Os agentes, comandados pelo coordenador Márcio Jacob Hessel receberam uma capacitação nesta semana. O objetivo é somar esforços na luta para prevenção e controle do Aedes aegypti – mosquito transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya – na cidade.
Dentre os principais pontos abordados no treinamento estão: a identificação de objetos que possam acumular água parada, como atuar em locais de risco (criadouros e focos de dengue), orientações à população em relação às doenças decorrentes da picada do vetor e os primeiros procedimentos a serem tomados após a picada do mosquito, e o que ser feito quando sentir os primeiros sintomas de cada doença.
Segundo Hessel, o trabalho da Defesa Civil é voluntário e todos podem e devem participar. “A coordenadoria de Defesa Civil de Rafard é composta por agentes formados e voluntários, sempre dispostos a ajudar em situações extremas. Muitos afirmam que sou da Defesa Civil, porém ela é de todos, afinal, eu apenas sigo diretrizes estaduais e federais, sendo que os agentes são responsáveis pelos setores técnicos e operativos”, pontua.
O coordenador disse que as capacitações e treinamentos são fundamentais para uma execução correta em situações como a atual. “Mais do que nunca, o foco agora é combater o mosquito, em função do aparecimento das novas doenças que ele transmite. Estamos sempre buscando aperfeiçoar nossas ações de prevenção, monitoramento e execução. As capacitações fazem parte do trabalho da Defesa Civil para que tudo ocorra da melhor maneira possível”, finaliza.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?