Capivari

Rápidas Capivari

Dose em Casa – Na hora certa. Era desta forma que a equipe da Secretaria da Saúde e o prefeito Rodrigo Abdala Proença (PPS) eram recebidos, na manhã desta segunda-feira, 11, durante a entrega de medicamentos aos novos beneficiados pelo programa “Dose em Casa”, agora realizado na área central de Capivari. O projeto de humanização atende pessoas com mais de 60 anos, diabéticas e hipertensas, acamadas, cadeirantes ou com dificuldade de deambulação, evitando que elas tenham de ir à farmácia do Posto de Saúde. Dona Tercia Ferraz Aquino, 86, contou que, por ter dificuldades de locomoção, a entrega dos medicamentos em casa trouxe a facilidade esperada. “Para mim, foi uma mão na roda, porque não conseguia ir buscar”, disse. Casados há mais de 50 anos, Maria Aparecida, 72, e Nercio Salvatti, 77, dependem dos medicamentos e precisavam dispor da ajuda de outras pessoas para que o remédio chegasse em casa. “Às vezes, eu ia buscar, mas ultimamente não aguentava mais. Era tão difícil ter de pedir para outras pessoas”, declarou Maria. Muito além de facilitar a entrega e trazer comodidade ao paciente, o intuito do “Dose em Casa” é possibilitar aos agentes e administradores públicos a proximidade do cidadão. “Fazemos questão de realizar a entrega nas casas justamente para conhecer a realidade do paciente e acompanhar o seu tratamento e a evolução”, afirmou o prefeito. Ao todo, 17 famílias receberam os medicamentos nesta manhã. Os agentes comunitários da Saúde percorrerão outras residências até quarta-feira, 13.

1º lugar – Na tarde de sexta-feira, 8, o prefeito de Capivari, Rodrigo Abdala Proença (PPS), recebeu em seu gabinete o músico capivariano Roberto Pagotto. Ele representou o município na etapa regional do “Mapa Cultural Paulista”, trazendo para a cidade o primeiro lugar na categoria música instrumental. A etapa regional aconteceu nos dias 18 e 20 de outubro, na cidade de Socorro. Pagotto conquistou o primeiro lugar entre 15 cidades. “A música beneficia todos os aspectos do ser humano”, afirma o músico. Ele, que toca todas as sextas-feiras em um hospital de Capivari, confessa que a música funciona como uma espécie de higiene mental. “Para o jovem, por exemplo, que tem tantos caminhos à frente, a música é uma ótima saída para tocar a vida, construir amigos e conhecer estruturas”, disse. Roberto conheceu a música aos 10 anos e com 14 iniciou as apresentações. Hoje, aos 63 anos, ele se orgulha da trajetória realizada. “Tenho amigos por todos os cantos, tudo isso foi a música que me proporcionou”, conclui.

Radialistas – A Câmara dos Vereadores de Capivari homenageou o radialista José dos Santos, mais conhecido como Jota Santos, 62, durante a 41ª Sessão Ordinária do Legislativo, na noite de segunda-feira, 11, no plenário da Casa de Leis. Jota Santos trabalha na Rádio Cacique AM, desde o dia 2 de novembro de 1991. A homenagem foi proposta pelo vereador Valdir Antônio Vitorino, o Valdir da Farmácia (PROS). O vereador, por meio do radialista, objetivou homenagear todos os radialistas de Capivari, pela passagem do Dia do Radialista, comemorado no último dia 7. A data foi instituída pelo ex-presidente Lula, no ano de 2006, em homenagem a Ary Barroso, famoso radialista, cantor e compositor da Era de Ouro do Rádio, nos anos 50, nas rádios Tupi e Nacional. Capivari conta com excelentes profissionais, que levam entretenimento, cultura e informações aos ouvintes. Atualmente, são mais de 30 radialistas, atuando em rádios FM, AM e comunitárias. Capivari abriga hoje uma rádio FM, 1 comunitária e 1 rádio AM. Em Rafard, uma rádio comunitária. Cada uma delas com suas equipes de profissionais, que prestam relevantes serviços à população. O vereador Valdir da Farmácia (PROS) disse que solicitou esta homenagem porque o radialista Jota Santos já faz parte da história do rádio em Capivari. “Ele é um dos que representam nobremente a classe, pelo seu carisma, competência e porque já está há muito tempo levando alegria a todos através do rádio”, disse.

Destaque – O presidente da Federação Paulista de Luta de Braço, Márcio Moreira, capivariano, recebeu homenagem do Legislativo, durante a 41ª Sessão Ordinária, na noite de segunda-feira, 11, no Plenário da Câmara de Vereadores. O vereador Mateus Scarso (PMDB) foi autor da homenagem. “O Márcio Moreira merece esta homenagem porque ele conquistou a instalação da sede da Federação Paulista de Luta de Braço para Capivari”, conta. A inauguração acontece no próximo dia 23, sábado, às 16h. A sede da entidade será na Rua João Forti, 78, bairro Santa Rosa. Ali também funcionará o Centro de Treinamento de Luta de Braço. Márcio Moreira iniciou sua carreira em 1999, com apenas 12 anos de idade, na categoria Sub Júnior. Passou de lutador a árbitro e, finalmente, em 2010, a presidente da Federação. Desde então, já sonhava em trazer a sede da entidade para Capivari. Conta que fez intenso trabalho e alcançou o objetivo. Hoje também é vice presidente da Confederação Brasileira de Luta de Braço e técnico da Seleção Brasileira. Moreira pediu apoio de todos os vereadores para que seu trabalho seja conhecido no meio político a fim de conquistar mais recursos para essa modalidade esportiva na cidade de Capivari. Ainda solicita seu empenho junto ao governo do Estado, para agilizar a duplicação da SP 101. Afirma que os atletas e dirigentes das entidades representativas reclamam da falta de qualidade e de segurança das estradas da região. “Se não estudar, não tem o que fazer, o sujeito não tem base”. Assim Márcio Moreira define a necessidade da educação e do esporte na formação do indivíduo. Moreira afirma que o estudo é o caminho para a conquista de todos os objetivos. Conta seu próprio exemplo, lembrando que a mãe exigia o cumprimento dos estudos. Essa cobrança, segundo ele, surtiu efeitos positivos. Foi a mãe quem o fez enfrentar todos os obstáculos e vencer, por meio dos estudos. “Minha mãe levava a gente debaixo de pau se não quisesse estudar e a gente obedecia”, fala. Moreira é bacharel em Direito e faz faculdade de Filosofia. Recentemente foi indicado ao Conselho Nacional do Esporte, do Ministério do Esporte, em Brasília. Afirma que se sente muito feliz pela indicação e que fará o possível para atingir mais esse objetivo. O presidente da Câmara, André Luis Rocha, ressalta a importância da homenagem prestada ao presidente da Federação Paulista. “O Moreira e seus irmãos são exemplo de que o esporte é fundamental, ao lado da educação, para termos cidadãos mais preparados e longe da violência, das drogas e dos vícios. Estou certo que o município deve investir e incentivar projetos nessa área. O Legislativo está voltado a apoiar toda iniciativa que vise o desenvolvimento esportivo em Capivari”, enfatiza o presidente da Câmara.

Show – A Praça Central foi palco para show da banda Kroma, na noite de sexta-feira, 8. O público presente pôde conferir músicas de vários estilos, como rock, blues, jazz, baião, chorinho, moda de viola e jazz, executadas pelo grupo utilizando apenas quatro guitarras elétricas e um violão. O evento faz parte do Circuito Cultural Paulista e teve o apoio da Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo. A banda é formada pelos músicos Heraldo Paarmann, Alexandre Spiga, Igor de Bruyn e Alexandre de Ório. O grupo foi indicado, em 2010, para o projeto Mostra Guitarras do Brasil como referência da evolução estética da guitarra elétrica brasileira na década de 2000.

Programa – A Secretaria de Desenvolvimento Econômico deu continuidade ao projeto “SDE Itinerante” no Bairro São João, no sábado, 9, e mais de 50 pessoas foram atendidas. O programa prestou diversos atendimentos aos moradores, como emissão de carteiras de identidade, certidões de antecedentes criminais e solicitação de seguro-desemprego, além dos serviços que já são oferecidos pelo Banco do Povo, Casa do Empreendedor e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Além disso, os munícipes puderam se cadastrar no “Bolsa Família”, programa do Governo Federal, e em cursos de qualificação e capacitação gratuitos oferecidos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) e Senai. “A ideia de trazer estes serviços para os bairros é ótima. Facilitou muito para mim, já que não tenho tempo e meu trabalho é longe do centro”, contou a moradora Lucineia Baroni. Vila Balan e Castelani serão os próximos bairros a receber o “SDE Itinerante”, com serviços realizados em escolas, das 8h às 12h. Serão distribuídas senhas para os atendimentos. Confira o cronograma: 23 de novembro – Escola Maria Rosa Lembo Duarte -Vila Balan; 7 de dezembro – Escola Professor Dirceu Ortolani Stein – Castelani.

Encontro – Capivari foi sede na sexta-feira, 8, do 1º Encontro de Corregedores e Ouvidores das Guardas Municipais do Estado de São Paulo. Realizado na Câmara Municipal, o evento recebeu representantes de outras oito cidades: Monte Mor, Salto, Indaiatuba, Itu, Hortolândia, Bragança Paulista, Sumaré e Campinas. Corregedor da Guarda Municipal de Capivari, Marcelo Pavan explicou que o evento, idealizado em parceria com a GM de Indaiatuba, teve o objetivo de ampliar o debate de temas que permeiam a rotina profissional das categorias. “Queremos aproximar as Corregedorias e desenvolver um trabalho conjunto. O Encontro teve uma intensa troca de experiências entre os participantes, o que foi importante para todos”, disse Pavan, que acrescentou: “Esse foi o passo inicial para a ideia que Capivari e Indaiatuba têm de montar um Conselho de Corregedorias do Estado”. O encontro teve ainda a participação do vice-prefeito Vitor Hugo Riccomini (PTB), do secretário da Defesa Social, Gamaliel Lourenço de Sousa, e do vereador Gillys Esquitini Scrocca (PTB).

Parlamento Regional – Eleito vice-presidente do Parlamento Regional do Aglomerado Urbano de Piracicaba, o presidente da Câmara Municipal de Capivari, André Luis Rocha (Solidariedade), lidera a organização da 1ª reunião de trabalhos do legislativo regional. O presidente falou sobre o assunto durante a 41ª Sessão Ordinária, na noite de segunda-feira, 11, na Câmara Municipal de Capivari. Convocando todos os vereadores a participarem, Dr. André ressaltou a importância dos trabalhos do Parlamento. “Temos uma grande responsabilidade com a população e precisamos para isso, fortalecer o legislativo, mostrar o trabalho conjunto de vereadores que são pessoas escolhidas pela população, que precisam se voltar aos problemas comuns desses municípios. É a oportunidade dos pequenos municípios, unidos, se relacionarem mais facilmente nas altas esferas do governo. E assim, abordando suas necessidades, serão atendidos com mais eficiência”, ressalta. Na última reunião, realizada no dia 5 de novembro, na Câmara Municipal de Limeira, foram aprovados estatuto e regimento interno e definida a mesa diretora. Ronei Costa Martins, presidente da Câmara de Limeira, foi eleito presidente. Além do Dr. André Rocha, foram eleitos vice-presidentes João Manoel dos Santos, presidente da Câmara de Piracicaba, Nilton de Praga Barbosa da Silva, de Conchal, e Rodrigo Tendolini Balerini, de Analândia. Alexandre Juliani, de Rafard, é o 1º secretário, e Agnelo da Silva Matos Neto, de Rio Claro, 2º secretário. O mandato da mesa é de 1 ano, prorrogável por mais um. Dr. André lembra que todas as ações em prol dos municípios são melhor definidas quando se trabalha em conjunto: “Todos trabalhando unidos, teremos em breve expressivos resultados que beneficiarão as cidades do Aglomerado Urbano de Piracicaba”.

EPTV na Escola – O EPTV na Escola premiou na sexta-feira, 8, em Campinas, os dez vencedores da edição de 2013 do projeto, entre eles a aluna capivariana Maiara Sanches, da escola Augusto Castanho, que ficou em 5º lugar. Os mais de 48 mil estudantes participantes escreveram sobre o tema “Viver. Você tem medo de quê?”. Ao todo, o projeto reuniu 738 escolas de 48 cidades. Foram selecionadas 1,6 mil redações na primeira fase, das quais dez terminaram entre as premiadas. Na cerimônia de premiação, Maiara teve a companhia do secretário da Educação de Capivari, Nadir Assalin, da diretora da escola Augusto Castanho, Maria Luisa Stipp Nunes, e da professora que orientou o trabalho, Rosana Iaucci Lamas.

Interdição – A Companhia Municipal de Gás (Comgás), por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, informa que, entre os dias 18 e 23, o cruzamento entre as ruas Padre Fabiano e Tiradentes será interditado para obras de implantação de gasoduto. A empresa ressalta que o bloqueio das vias será parcial e que o local será devidamente sinalizado. Técnicos da Comgás e da empresa que executará o serviço estarão presentes durante a realização das atividades com apoio da Secretaria de Transportes Públicos e Trânsito (Semutransp).

Automotivo – Aproximadamente 4 mil pessoas passaram pelo “Encontro Automotivo”, realizado durante o domingo, 10, no portal de entrada da cidade. O evento, promovido pela Prefeitura de Capivari, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo, arrecadou cerca de 200 kg de alimentos (itens serão destinados a uma instituição de caridade do município). Além da exposição de carros, motos, trucks, pick ups e adaptados, o público assistiu manobras radicais de off roads. O evento reuniu participantes de mais de dez cidades, entre elas Piracicaba, Rafard, Itu, Salto, Porto Feliz, Campinas, Sorocaba, Mombuca, Rio das Pedras e Americana.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?