A 4ª Conferência Nacional de Cultura chegou na etapa estadual de São Paulo, onde já aconteceram encontros remotos e um presencial, realizado no dia 18/12/23, no Memorial da América Latina, com mais de 500 pessoas cadastradas como delegados e outros tantos convidados e representantes da sociedade civil pessoas envolvidas nos processos culturais de seus municípios.
O encontro foi dirigido por Marcelo Henrique Assis – Secretário Executivo da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias do Estado de São Paulo, por Alessandro Azevedo – Coordenador de Cultura do MinC em São Paulo, Roberta Martins – Secretaria dos Comitês de Cultura do MinC – Brasília, e outras autoridades na composição da mesa, onde reproduziram a fala por vídeo da Ministra da Cultura Margareth Menezes, que enfatizou a importância da 4ª CNC, pois já existe a distância de 10 anos da 3ª CNC.
A delegação de Rafard foi representada por 7 pessoas, sendo 4 conselheiros eleitos em setembro desse ano para o Conselho Municipal de Políticas Culturais): Francisco M. Ferreira Filho – presidente, Pasqualina Pacheco Boaventura de Almeida e Regina C. Oliveira Reis, 1ª e 2ª secretarias, Telma B. Salvador, membro do CMPC, e representando a sociedade civil, foram Eduarda Jordão Souza e Sander Henrique Campanhol, que estavam na categoria suplentes de delegados eleitos na Conferência Municipal de Cultura e na impossibilidade dos titulares foram substituído por eles.
Representando o Diretor de Cultura de Rafard, foi nomeada a assessora de projetos, Vivian Ui, atriz, diretora de teatro, gestora cultural e coordenadora da comissão organizadora da Conferência Municipal de Cultura de Rafard.
O encontro de promotores e fazedores de cultura de diversos seguimentos de diversas partes da cidade de São Paulo e da Capital, interior paulista de todas regiões, baixada santista foi uma troca de conhecimentos e onde os (as) delegados (as) que tinham o poder de voz em sua maioria tiveram suas sugestões votadas e aprovadas para alteração ou inclusão no Regulamento da Conferência sendo uma delas sobre acessibilidade garantido a participação no grupo de candidatos à delegados e representação.
Os delegados participaram da votação dos artigos do Regulamento da Conferência fazendo uso de tecnologia, encerrando o evento após as 23 horas com quórum que permitiu votação de todos artigos.
A próxima conferência ficou agendada para os dia 18 e 19/01/24 de forma hibrida, sendo presencial no mesmo local.
Francisco falou defendendo que os delegados tenham o direito de escolha da participação uma vez que várias pessoas têm a dificuldade de uso dos aplicativos e pretende lançar seu nome como candidato à uma vaga na delegação para a Conferência na etapa Federal uma vez que uma das alterações do regulamento foi a garantia de cotas de representantes de portadores de deficiência, negros, quilombolas, indígenas, idosos e membros do LGBTQIA+ possam se inscrever também.
A delegação de Rafard agradecem ao diretor de cultura Luís Henrique Santos, ao vice prefeito Wagner Bragalda e ao prefeito Fábio Santos e demais envolvidos por todo empenho para que a viagem fosse possível e esperam poder contar com o apoio nas próximas etapas onde serão votados os representantes do estado para a Conferência Nacional.