Região

Resultado das escolas da região no Enem 2010 mostra “desinteresse” dos estudantes pela prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou na segunda-feira, 12, as médias das escolas da região no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010. As instituições de ensino de Capivari e Rafard, com exceção de Mombuca, obtiveram notas superiores à média nacional (redação e prova objetiva), que é 511,2. A participação dos estudantes das unidades estaduais foi, de modo geral, inferior a 50% do número total de alunos. A avaliação mostrou, ainda, que as instituições particulares de ensino ficaram à frente das escolas públicas.
Como há grande diversidade no número de estudantes que fazem o Enem, o Ministério da Educação (MEC) criou quatro grupos baseados na porcentagem de participação de cada escola. O 1º abrange instituições com 75% a 100% de alunos participantes, o 2º com 50% a 74,9%, o 3º com 25% a 49,9% e o 4º com 2% a 24,9%. Segundo o MEC, por conta dessa diversidade, tecnicamente não é possível traçar comparações entre as médias de unidades que estão em diferentes grupos.
Vale lembrar que o Enem é destinado a alunos do 3º ano do ensino médio (estudantes de outras séries também podem participar), mas não é obrigatório. O desempenho das escolas é avaliado pelo MEC a partir do desempenho dos alunos concluintes (3º ano).

Rafard
A cidade tem apenas uma unidade de ensino médio. A Escola Estadual Professora Jeni Apprilante teve taxa de participação de 47% dos estudantes (3º grupo) e obteve a média 557,23.

Mombuca
Para que a média da escola seja divulgada, o MEC exige que, no mínimo, dez estudantes participem do Enem. Como um número inferior a esse de alunos da Escola Estadual Bispo Dom Mateus fez a prova, a instituição de ensino não teve seu desempenho avaliado.

Capivari
O município tem cinco escolas com ensino médio, sendo três estaduais e duas particulares. Entre as unidades públicas, a Escola Estadual Professora Maria Januária Vaz Tuccori obteve as melhores médias: 54% de participação e 556,75 na avaliação. Em seguida, aparecem a Escola Estadual Padre José Bonifácio Carretta, com 45% de presença e 553,47 de nota, e a Escola Estadual Padre Fabiano José Moreira Camargo, com 38% de participação e 534,10 de avaliação.
Além da maior média de presença, 88%, a Escola Premium Cenecista teve a melhor nota entre todas as escolas da região: 639,86. Também particular, a Escola Alegria de Crescer foi representada no Enem por 64% de seus estudantes e recebeu a média 590, 39.

Brasil
Entre as 100 escolas com as melhores notas no Enem 2010, 87 são particulares e apenas 13 são públicas. A instituição que recebeu a média mais alta foi o Colégio de São Bento (Rio de Janeiro), com 100% de participação e nota 761,7.
Feita por mais de 3,2 milhões de estudantes, a prova do ano passado avaliou as áreas de conhecimento de ciências da natureza e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias, além da redação.
Os resultados de cada escola podem ser consultados pelo site do Inep (www.inep.com.br). As provas do Enem 2011 serão aplicadas em 22 e 23 de outubro. Mais de 5 milhões de estudantes se inscreveram, de acordo com números do MEC.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
>>1XBET