Capivari

SAAE alerta população sobre consumo consciente de água

De acordo com dados enviados pelo Comitê das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, ao Serviço Autônomo de Água de Esgoto de Capivari, SAAE, 2021 tem registrado uma queda na vazão dos rios, o que pode comprometer o abastecimento de água.

No caso do Rio Capivari, a média desse ano está em 2,5 m³ por segundo. Em 2020, a média para o mês de agosto foi de 3,5 m³ por segundo. A vazão média, entre 2015 e 2020, é de 3,9m³ por segundo.

Foto: Reprodução internet

Outro fator que preocupa é a baixa incidência de chuvas, que reduz a quantidade de água disponível para captação, e o aumento na temperatura, que faz com que as pessoas consumam mais água para lazer, higiene e limpeza.

O superintendente do SAAE, Rogério Oliveira, explica que o momento é de cautela e consciência no consumo da água.

“Estamos passando por um momento atípico, por isso, é preciso que a população colabore evitando desperdícios. Se o consumo não for moderado, poderemos enfrentar problemas no abastecimento”, explica.

A recomendação é para que se evite lavar veículos e calçadas, que os moradores confiram se não há vazamentos de água na residência e que a torneira fique fechada enquanto se escova os dentes ou ensaboa a louça.

Reduzir a quantidade de lavagens de roupa e o tempo no banho também podem ajudar. Em caso de dúvidas, reclamações ou solicitações, ligue para o SAAE no 0800 1900 123, que atende 24 horas por dia, sete dias por semana.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Skip to content