Capivari

SAAE Capivari conta com serviço “Caça-vazamentos” para evitar desperdícios

Durante a época de estiagem, toda economia é necessária para prevenir eventuais racionamentos de água. Para isso, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) uma equipe especializada em encontrar vazamentos e danos nas redes de abastecimento dos bairros. Ação importante na economia e antecipação à eventuais problemas.

O trabalho funciona através de visitas nas residências, utilizando um equipamento específico para esse tipo de trabalho denominado de Geofone Digital, utilizado para registrar, por 10 segundos, os sons e vibrações emitidos pelo cavalete de água ou da caixa padrão do SAAE.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

O operador é capaz de notar, através dos fones de ouvido do equipamento, ruídos diferentes dos comuns, que podem indicar vazamentos na rede.

Depois disso, a próxima etapa passa ser a elaboração de pontos suspeitos, tendo como base o resultado obtido na visita.

Em seguida, a equipe de engenharia do SAAE Capivari analisa individualmente as localidades, elegendo as que possuem mais chances conterem vazamentos para então, efetuarem a uma última avaliação. Se for o caso, a ordem de serviço para execução dos reparos é emitida.

De acordo com o superintende do SAAE, Rogério Oliveira, a visita dos funcionários às residências atendem primeiro os bairros com instalações mais velhas.

“Organizamos as operações de acordo com os locais que possuem encanamentos mais antigos, ou seja, mais propensos a problemas e vazamentos.

Com essas vistorias, estamos sempre nos certificando que a população permaneça com o abastecimento de água em pleno funcionamento” destaca.

Os profissionais conseguem fazer a verificação sem a consulta do morador, caso o cavalete ou caixa padrão esteja voltada para a rua. Porém, se o equipamento estiver situado dentro do quintal ou residência, os funcionários da autarquia entram em contato com o proprietário para pedir autorização da consulta.

É importante destacar que o funcionário do SAAE estará devidamente identificado com crachá e uniforme.

Caso não haja ninguém no local, será deixado um comunicado na caixa de correspondências, informando a visita e convidando o responsável a entrar em contato com a sede administrativa do SAAE Capivari, solicitando uma nova consulta. No último mês, foram feitas mais de 3926 medições em diferentes bairros da cidade.

É importante destacar que o proprietário da residência que receber o comunicado e não entrar em contato no prazo de cinco dias úteis, deverá instalar a caixa padrão para evitar novos transtornos.

O prédio do SAAE Capivari é localizado na rua Padre Fabiano, 443, Centro. Vale lembrar que o munícipe também pode entrar em contato como a autarquia através do telefone 0800-1900-123.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Skip to content