CapivariMombucaRafardRegião

Sábado é ‘Dia D’ Campanha de Multivacinação

23/09/2016

Sábado é ‘Dia D’ Campanha de Multivacinação

Postos de Saúde de todo o país estarão abertos até às 17h. Em Rafard, mobilização acontece no Espaço Pediátrico

campanhaMOBILIZAÇÃO NACIONAL  |  Neste sábado, 24 de setembro, acontece o “Dia D” da Campanha de Multivacinação, que começou no dia 19 e vai até a próxima sexta–feira, 30. Postos e Unidades de Saúde de todo o Brasil estarão abertos para disponibilizar vacinas atrasadas.
A meta principal é reduzir o número de crianças e adolescentes não vacinados e ampliar a cobertura vacinal em todo o país. Serão 19,2 milhões de doses extras de 14 vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde para os postos de todo o país. Pela primeira vez, a Campanha de Multivacinação terá disponível todas as vacinas fornecidas pelo SUS.
Em Rafard, a vacinação acontece no Espaço Pediátrico, das 8h às 17h. O Serviço Municipal de Saúde orienta que é fundamental levar a carteirinha de vacinação. As doses serão para crianças de até 30 dias, menores de 1 ano e até 4 anos. Também serão aplicadas vacinas em adolescentes entre 10 e 14 anos.
De acordo com o Serviço Municipal de Saúde de Rafard, a Campanha de Multivacinação tem o objetivo de mobilizar os pais para que atualizem as vacinas dos filhos, diminuindo o índice de abandono da vacinação e ampliando a prevenção contra diversas doenças.
Na Unidade de Saúde do Centro, em Mombuca, a Diretoria de Saúde informou que todas as vacinas estarão disponíveis, inclusive contra a Poliomielite e HPV, que são as principais metas de imunização no município.
Em Capivari, a Campanha de Multivacinação Seletiva é realizada em todos os postos de saúde, das 7h às 16h. Excepcionalmente no sábado, 24, considerado Dia D, os postos de saúde atenderão das 8h às 17h. A expectativa é que a maioria das famílias que estejam com atraso nas vacinas de seus filhos compareçam aos postos de saúde.
A campanha realiza a atualização da vacinação contra sarampo, rubéola, caxumba, tétano e difteria, bem como contra o HPV, para as meninas, visando assim garantir a proteção das doenças imunopreveníveis com as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Com relação a vacinação contra a HPV, que também está sendo realizada neste período, as adolescentes devem tomar em duas doses, mediante análise da carteirinha. A orientação é para pais de filhas entre 9 a 13 anos estejam procurando uma unidade de saúde para colocar em dia a carteirinha de vacinação.
Este ano, o Ministério da Saúde estendeu um dos focos da Campanha da Multivacinação para o público adolescente. Segundo o levantamento do índice de vacinas não aplicadas, a maior incidência do abandono de vacinas está entre os jovens e adolescentes.
Para os casos das adolescentes que ainda não tomaram a vacina contra a HPV, uma das doenças relacionadas entre as vacinas, os pais ou responsáveis devem levar as adolescentes de até 13 anos para tomar a primeira dose. A segunda dose deve ser aplicada seis meses depois da primeira. O Serviço de Saúde alerta sobre a importância desta vacina na prevenção do câncer de colo do útero entre as adolescentes.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?