Região

Sancionado projeto da deputada Bebel que classifica Piracicaba como MIT

Parlamentar: “turismo é uma indústria sem chaminés que gera emprego e renda”

O Projeto de Lei 39/2021, de autoria da deputada estadual Professora Bebel (PT), que classifica Piracicaba como Município de Interesse Turístico (MIT), foi sancionado pelo governador do Estado, Tarcísio de Freitas, e publicado no Diário Oficial do Estado desta terça-feira, 05 de setembro.

A nova Lei 17.740, de 4 de setembro de 2023, sancionada, que classifica Piracicaba como Município de Interesse Turístico, coloca o município, que é sede da Região Metropolitana, nos calendários oficiais de turismo, e a capacitando a receber verbas destinadas ao turismo e outros benefícios desta nova classificação.

A deputada Professora Bebel que priorizou a aprovação deste projeto na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o que acabou ocorrendo no último dia oito de agosto, escreveu em suas redes sociais, assim que tomou conhecimento de que o projeto havia sido sancionado:

“Sinto-me orgulhosa e feliz por prestar esse importante serviço à nossa querida Piracicaba e sigo lutando para que brevemente possamos ter em nosso Município uma universidade federal”.

O projeto sancionado tem a coautoria do deputado Alex Madureira (PL).

A deputada piracicabana Professora Bebel, na ponte Pênsil, um dos cartões postais da cidade, feliz com a conquista do MIT por Piracicaba. Foto: Divulgação

Bebel também diz que a classificação de Piracicaba como MIT trata-se de uma “grande vitória”, um vez que com a conquista deste título Piracicaba receberá recursos estaduais para investimentos em obras e melhorias do setor de turismo, assim como financiamentos, além de ganhar destaque no roteiro turístico estadual e nacional. A deputada apresentou o projeto de lei atendendo pedido do Conselho Municipal de Turismo de Piracicaba, que há anos vinha trabalhando para que a cidade recebesse esta classificação.

Na justificativa da propositura, a deputada Professora Bebel enfatizou que Piracicaba é repleta de costumes, tradições, história, riquezas naturais e de um povo acolhedor, e assim deveria ser beneficiada por uma política estadual de investimentos no turismo local. Bebel também destaca que o turismo é uma indústria sem chaminés e um forte gerador de emprego e renda à população e, por isso, ressalta que não mediu esforços para que a cidade recebesse essa classificação.

“Toda documentação visando a inclusão de Piracicaba no MIT é resultado de um trabalho desenvolvido pelo Conselho Municipal de Turismo da cidade, composto por representantes do poder público e privado, que foi o responsável por captar e atualizar toda documentação necessária para dar respaldo à propositura protocolada na Alesp”, conta.

A deputada piracicabana ressaltou as qualidades da cidade, mapeadas pelo Conselho Municipal de Turismo, contando que Piracicaba, do tupi-guarany: “Lugar Onde o Peixe Para” é conhecida nacional e internacionalmente por suas riquezas culturais, naturais, gastronômicas e por suas referências nos ramos do comércio e indústria.

Destacou também o Rio Piracicaba, assim como enfatizou que o planejamento urbano e os investimentos frequentes em infraestrutura têm proporcionado condições fundamentais para atrair a iniciativa privada em novos projetos locais, o que garante à cidade, certa estabilidade no desempenho socioeconômico e lhe dá vitalidade, criando um círculo virtuoso em direção ao futuro.

Citou ainda que a rede hoteleira tem acompanhado a dinâmica dos negócios e a intensa vida acadêmica, bem como a condição de polo turístico e gastronômico, para onde convergem turistas de todas as cidades da região, assim como enfatiza que o setor de esportes e lazer receberam atenção especial nos últimos anos, que transformaram a cidade conceitualmente, estimulando a ampliação de áreas de lazer nos bairros e praças esportivas para integrar os jovens em campeonatos estudantis, e os idosos em atividades motoras.

A deputada Bebel defendeu ainda que a cidade possui sinalização turística para veículos automotores e para pedestres nas principais rotas da cidade, com cinco pontos de atendimento ao turista, folhetaria informativa sobre os atrativos turísticos, calendário oficial de eventos, monitoria especializada em atendimento ao turista e visitante, frequente contato com o trade para o desenvolvimento turístico da cidade, uma hotelaria diversificada com mais de 3.500 leitos e mais de 250 estabelecimentos voltados à gastronomia local, regional e até internacional.

Vanderlei Zampaulo – MTb-20.214

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?