Região

Santa Casa de Piracicaba apoia novo formato para doação de órgãos

A partir desta terça-feira, 02 de abril, doação de órgãos já pode ser cadastrada por meio de autorização eletrônica

Nesta terça-feira, 02 de abril, o cenário nacional da doação de órgãos ganha um novo formato com o lançamento da Central Nacional de Doação de Órgãos, uma iniciativa conjunta entre o CNB/CF (Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal) o STF (Supremo Tribunal Federal), o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o Ministério da Saúde. Este novo sistema, integrado ao e-Notariado, promete simplificar e tornar mais acessível o processo de manifestação da vontade de doar órgãos após o óbito.

A Santa Casa de Piracicaba, em consonância com esse avanço tecnológico e social, destaca seu apoio irrestrito à adesão ao novo formato de doação de órgãos.

“Reconhecemos a importância de facilitar e incentivar a manifestação da vontade dos indivíduos, com isso a instituição reforça seu compromisso com a promoção da vida e o bem-estar da comunidade”, enfatiza o vice-provedor João Orlando Pavão.

Médico-coordenador da CIHDOTT da Santa Casa de Piracicaba, Wilson Pacheco Ballassini: “um avanço para o sistema de doação de órgãos”. Foto: Divulgação

O entendimento da Justiça é de que o número de transplantes deve crescer de modo expressivo a partir do início da campanha, uma vez que o processo facilita tanto a concessão da autorização, por parte do doador, como também o reconhecimento oficial por parte dos órgãos relevantes.

Atualmente, cabe à família da pessoa autorizar a doação de órgãos após a morte encefálica. Com a mudança, a família continua com a responsabilidade de conceder essa autorização, mas o processo deve ficar mais rápido e fácil.

Para o médico-coordenador da CIHDOTT (Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes) da Santa Casa de Piracicaba, Wilson Pacheco Ballassini, esse novo formato representa um avanço para o sistema de doação de órgãos e tecidos.

“Presenciamos o despertar de uma nova cultura sobre a doação de órgãos e para que o número de transplantes aumente, pois esse é o objetivo desse novo serviço, é necessário que todos sejam multiplicadores dessa informação.

Esse novo formato possibilitará maior autonomia das equipes, quando houver essa manifestação positiva e registrada por parte do paciente”, explica.

Quem estiver interessado em manifestar a intenção de doar os próprios órgãos deve fazer o registro no endereço eletrônico pelo https://www.aedo.org.br/ ou ainda no aplicativo, que pode ser baixado no aparelho celular.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?