A morte misteriosa de dezenas de peixes na Santa Rita tem preocupado pescadores que frequentam o rio Capivari. “Muitos peixes estão morrendo e isso é uma pena”, diz Francisco Tonin Neto, que pesca com frequencia no local.
Segundo Neto, embora seja pequeno o número de pessoas que pescam na Santa Rita, há muita sujeira na área. “Há pescadores que não levam seu lixo embora. É muito triste ver o rio todo sujo”, conta.
Entre os dias 1 e 2 deste mês, ele registrou com fotos a mortandade de peixes no local. “Acho que alguém deveria nos dar alguma explicação ou solução ao problema”, cobra Neto.
De acordo com a assessoria de imprensa da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a entidade não atendeu nenhuma ocorrência envolvendo a morte de peixes em grande quantidade no rio, durante o período citado.
O atendimento a casos de mortandade deve acontecer assim que o problema for identificado. Segundo a assessoria de imprensa da Cetesb, a demora na análise da água pode impedir que as causas da morte dos peixes sejam identificadas. O telefone para denúncias é 0800-11-3560.