NotíciasRafard

Sargento Balceiro assume comando militar de Rafard

01/08/2014

Sargento Balceiro assume comando militar de Rafard

Cargo foi transferido pelo sargento Marcos Antonio Villas Bôas, depois de 21 anos como comandante do Grupamento
João César Balceiro de Freitas é o novo comandante da PM (Foto: Laila Braghero/O Semanário)
João César Balceiro de Freitas é o novo comandante da PM (Foto: Laila Braghero/O Semanário)

RAFARD  – O 1º sargento João César Balceiro de Freitas, de 45 anos, assumiu recentemente o comando do 4º Grupamento da Polícia Militar (PM) de Rafard. O cargo foi transferido pelo 2º sargento Marcos Antonio Villas Bôas, de 47 anos, que em maio assumiu os serviços internos do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior, em Piracicaba (SP).

Villas Bôas se despediu do comando rafardense após 21 dos seus 28 anos de carreira – a qual se encerra em janeiro do próximo ano. Natural de Piraju (SP), ele define o trabalho realizado no município como uma “missão cumprida”, e revela a importância da “Cidade Coração” em sua trajetória.

“Agradeço à população pelo carinho, respeito e confiança em mim depositados. Sou grato pela maneira como fui acolhido e estarei sempre à disposição. Quero viver em Rafard até meus últimos dias”, frisa. “Agradeço também a minha esposa Rosana, meu filho Augusto, meus enteados Juliana e César, e a todos os familiares por estarem comigo nas horas mais difíceis, nos momentos bons e ruins, sempre me apoiando.”

Balceiro, por sua vez, é formado (duas vezes) em Trânsito; deu aulas na Escola de Sargentos, na capital paulista, e já soma 25 anos de Polícia. “Entrei com o desejo de servir e isso ainda não passou”, afirma. O comandante, cuja primeira cidade onde atuou foi Rafard, lembra-se de quando ajudou na mudança para a inauguração do prédio da PM, local no qual, segundo ele, deveria funcionar uma rodoviária.

“Quando me formei vim de São Paulo para cá trabalhar 30 dias e ajudei a Polícia a se mudar para o novo prédio, da rodoviária. Não sou daqui, mas adotei a cidade no meu coração. Estou de volta e de braços abertos para o que for necessário e o que estiver ao meu alcance. Espero me aposentar em Rafard”, diz. De acordo com ele, a corporação é formada por dez homens, número considerado bom.

“O padrão internacional é um policial para cada mil habitantes. Então, se temos cerca de nove mil [8.952, segundo estimativa para 2013 do Censo Demográfico 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)] estamos dentro dos padrões”, explica. No entanto, Balceiro admite a necessidade de aumentar o efetivo para reforçar o policiamento noturno. “Mas essa defasagem envolve o estado todo; não é só aqui.”

Além disso, o comandante garante que o número de ocorrências também está dentro dos padrões. “Vamos considerar que em Capivari há uma média de 15 a 18 ocorrências por dia. Eu tenho isso aqui por mês. Assim, diria que o policiamento está sendo bem feito, estamos evitando roubos e furtos, por exemplo”, conta.

Segundo o PM, algumas mudanças relativas à segurança do município já podem ser notadas pela população. “Minha missão aqui é fazer com que os poucos índices que ainda temos elevados diminuam e já estamos conseguindo isso: há 20 dias ampliamos o patrulhamento na zona rural e algumas pessoas nos procuraram para nos agradecer; disseram que fazia tempo que a viatura não passava.”

De acordo com o comandante, hoje a percepção dos rafardenses é outra. “Agora eles comentam que estão passando [as viaturas], que os policiais estão fazendo contato, que os veículos estão sendo abordados, principalmente os de fora. Isso indica que o pessoal já está começando a sentir a diferença do meu comando aqui em Rafard”, completa Balceiro.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?