Leondenis Vendramim

Satanismo

Há reações diversas ao ouvir o nome “Satanás”. Por falta de nome, o diabo não vai deixar de existir: Serpente, Lúcifer, Diabo, Demônio, Anjo Mau, Anjo Caído, Belzebu, Inimigo, Tentador, Satã, Dragão e outros (todos esses nomes constam na Escritura Sagrada. Há pessoas que tem ojeriza pelo seu nome, outras são indiferentes e outras são adoradores do Diabo.

O Diabo, é uma representação popular do pecado e da maldade, pintaram como o imaginam, todo vermelho, com chifres e rabo, casco de animal, muito carrancudo e feio, portando um garfo tridente e cheirando a sulfúreo. Algumas seitas espiritualistas representam-no com uma estátua bem parecida a isso. (ver A Divina Comédia de Dante Alighieri)

Ele é considerado por alguns religiosos como regente do inferno, onde os pecadores ficam queimando eternamente de forma ininterrupta, e por ele torturado. É uma ideologia provinda do hinduísmo como deus do mal Shiva, na mitologia grega, deus Pan. Contudo, esse pensamento não encontra aval na Bíblia, faz do Deus bíblico amoroso, um personagem injusto e vingativo; queimando pessoas que viveram cem anos pecando todos os minutos, sofrendo por milênios. A palavra inferno, do latim infernus, significa sepultura.

Quando a Palavra de Deus fala que o diabo queimará no fogo do inferno inextinguível, fala do fogo que destruirá aos demônios e pecadores num fogo que só apagará quando consumir todas as matérias. Assim como aconteceu com Sodoma, Gomorra e cidades vizinhas, mas essas cidades não estão mais queimando. ((Judas 7, Gênesis 19:24)

Alguns apreciadores imitam o Diabo, e assim se exibem com orgulho. Um casal, ambos com muitas tatuagens, mesmo nos olhos, não deixaram espaço no corpo para uma outra marca. Colocaram chifres e fizeram plásticas para se assemelharem mais ao demônio.

Segundo a Bíblia, Satanás era um entre os anjos criados por Deus; era o mais talentoso, líder, maestro do coral e orquestra angelical, muito lindo, respeitado na multidão de anjos. “Era o selo da perfeição, cheio de sabedoria, perfeito em formosura, vestia-se de pedras preciosas, engastadas de ouro, junto a Deus no Seu monte santo. Mas o seu coração encheu-se de orgulho por causa da sua formosura e resplendor”. (Ezequiel 28: 12-17). Ele era chamado, em latim, Lúcifer – Portador de luz.

O Diabo – “dia” significa através de, e “bolos” que é bala = lançada. Como bala foi lançada por terra, ele dizia no seu coração: subirei ao céu, acima das estrelas de Deus, exaltarei o meu trono, no monte da congregação me assentarei, nas extremidades do norte.

Subirei acima das nuvens, serei semelhante ao Altíssimo. (Isaías 14:12-14) Ao ser lançado à Terra trouxe a terça parte dos anjos convencidos por suas tentações. (Apocalipse 12:4, 7-9) Tais anjos caídos e o próprio Diabo são chamados demônios, palavra, esta tirada da mitologia grega “daemonio” (deus menor intermediário entre o deus maior e os homens. O latim se apropriou deste termo como “demonium” de onde veio o português “demônio” significando personalidade do mal.

O Diabo encarnou-se numa serpente alada, pousou na árvore e colheu um fruto, deu-o a Eva e esta serviu ao seu marido Adão. Ambos comeram, o que lhes era proibido. O Tentador originou a transgressão da lei de Deus, o pecado (1 João 3:4) que enfraqueceu a consciência do primeiro casal e assim passou para as gerações posteriores, cada vez mais deturpadores e corrompidos, mais aviltantes.

O Tentador também trabalhou fortemente no deserto da tentação para que Jesus, em jejum por longo tempo, pecasse, mas sem sucesso. (Mateus 4: 3-11) Cristo pode dizer: o Príncipe deste mundo se aproxima de mim, mas ele nada tem em mim. (João 14:30)

O inimigo é o semeador do mal, enquanto os homens dormem, ou se refestelam em luxúria. (Mateus 13:25) Paulo temia que o Tentador tentasse seus seguidores. (1 Tessalonicenses 3: 5) O Apóstolo Tiago na sua missiva 1:13, escreveu: “Ninguém ao ser tentado diga: sou tentado por Deus. Pois, Deus não pode ser tentado, e ele a ninguém tenta” Outra recomendação de Tiago, completa o pensamento: “Sujeitai-vos, pois, a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. (Tiago 4:7)

O diabo é um poderoso e sábio tentador, porém o Deus que criou os seres humanos, os ama a tal ponto, que se tornou humano, veio a este mundo sofreu as piores tentações e a morte mais cruel para que os piores pecadores alcancem a vida inimaginável de eterna felicidade. Creia, Jesus o ama e virá nos buscar. (João 14:1-3)

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?