Capivari

Secretaria da Saúde oferece palestra à gestantes em alusão à Semana Mundial do Incentivo ao Aleitamento Materno

Na última terça-feira, dia 03, a Secretaria da Saúde, em parceria com o Rotary Club, organizou uma palestra para gestantes que tinham consulta agendada no Centro de Saúde “Dr. Mário Dias de Aguiar”, na região central da cidade.

O tema abordado foi a importância do aleitamento materno, já que na semana entre os dias 01º e 07 de agosto, é celebrado mundialmente a Semana do Incentivo ao Aleitamento Materno. Além disso, durante todo o mês de agosto, a pasta também mobiliza Agentes Comunitários de Saúde para explorar temas relacionados à Saúde das gestantes do município.

De acordo com informativo divulgado pela Secretaria da Saúde, a amamentação é um ato de amor que promove satisfação, tanto para a mãe, quanto para o bebê, além de reforçar o vínculo afetivo.

Foto: Divulgação/Prefeitura de Capivari

O leite materno é o melhor e mais adequado alimento para o recém-nascido, pois preenche todas as necessidades do organismo nos primeiros seis meses de vida. Além disso, o leite fornece todos os nutrientes de que a criança precisa e também as defesas contra diversas doenças infecciosas.

Além das ações organizadas em prol do aleitamento materno, a Saúde aproveita o mês de agosto para intensificar a captação de usuárias grávidas do Sistema Único de Saúde, através das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários.

Para um acompanhamento completo, é necessário identificar a gestação antes dos três primeiros meses, reduzindo o risco de possíveis complicações, tanto para a mãe quanto para o bebê.

Os Agentes Comunitários de Saúde serão orientados nas visitas a identificar os sintomas de gravidez mais comuns, tais como atraso na menstruação, enjoo, aumento dos seios e da frequência urinária e maior sensação de cansaço.

No caso de suspeita de gravidez, a pessoa será orientada a procurar a equipe da enfermagem, que fará o acolhimento e solicitará o teste rápido ou exame sorológico (Beta HCG) para o possível diagnóstico. Após confirmação da gravidez, a gestante terá acompanhamento através de exames e consultas na Unidade de Saúde mais próxima.

Para mais informações, a Secretaria da Saúde atende através do telefone (19) 3492-8200, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?