Capivari

Secretária dos Direitos das Pessoas com Deficiência apresenta ações e projetos aos vereadores

A secretária municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Manuela Maschietto Gonçalves Albini, esteve na Câmara Municipal de Capivari na noite de terça-feira, 16, e fez uma apresentação sobre os trabalhos e projetos desenvolvidos pela pasta.

Participaram da reunião os vereadores Inês Luísa Félix da Costa (PSL), Odésio de Jesus Ferraz (PSDB), Paloma Tatiane da Silva (PP), Ruan Henrique Pellegrini Braggion (Republicanos) e Sele Rosada (PSL), que presidiu o encontro a pedido do presidente Du Bombonatti “Tambú” (Republicanos), que não pôde estar presente.

Vereadoras Paloma e Sele com secretária Manuela. Foto: Divulgação/Câmara de Capivari

Durante a apresentação, Manuela ressaltou a realização de atendimentos individualizados e humanizados por parte da Secretaria às pessoas com deficiência.

Ela falou dos projetos que estão em andamento, como, por exemplo, o “Trabalho Apoiado”, que auxilia os PCDs na inserção no mercado de trabalho, e o “Inclusão nas Escolas”, que atua com capacitação dos profissionais para prestarem apoio às crianças com deficiência atendidas pela Rede Municipal de Ensino.

O projeto do Cadastro das Pessoas com Deficiência (Censo) também foi abordado pela secretária e classificado como de extrema importância.

O primeiro levantamento foi das pessoas que possuem o Transtorno do Espectro Autista (TEA), e agora o levantamento é das pessoas com deficiência visual e auditiva. Sobre o empréstimo de equipamentos (cadeiras de rodas e de banho, andadores, camas hospitalares e muletas), Manuela informou que de fevereiro a setembro de 2021, 47 equipamentos foram emprestados.

Os vereadores fizeram algumas sugestões, como ações de apoio aos familiares, maior divulgação dos trabalhos da Secretaria e a formalização de projetos para aquisição de cadeiras adaptadas. Manuela adiantou que a pasta estuda a criação de um Centro Especializado para atendimento das pessoas com deficiência.

Marina T. P. Lopes e Katiani N. de Ciullo, coordenadora e diretora da Secretaria, também participaram da apresentação. A reunião foi transmitida ao vivo e está disponível no canal da Câmara no Youtube e pelo Facebook.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?