CapivariDestaquesRafard

Segunda maior enchente já registrada afeta mais de 5 mil pessoas em Capivari e Rafard

Capivari e Rafard viveram dias difíceis nesta semana com as chuvas que atingiram toda região. No auge da enchente, na terça-feira (1), o nível do Rio Capivari ultrapassou 4,30m, e as famílias tiveram que enfrentar a segunda maior enchente já registrada, perdendo apenas para a de 1970. O transbordo do Rio Capivari acontece quando chega aos dois metros.

Quase todos os acessos tiveram que ser interditados, inclusive a Rodovia Jornalista Francisco Aguirre Proença (SP-101), a Campinas-Monte Mor.

Segundo balanço divulgado pela Prefeitura de Capivari, na tarde de quinta-feira (3), mais de 5.000 pessoas foram afetadas pelas enchentes, onde mais de 1.000 casas sofreram a invasão da água do rio. Cerca de 700 pessoas ficaram desalojadas e outras 250 desabrigadas.

Cinco ruas do bairro da Bomba, em Rafard, foram atingidas pelas águas do Rio Capivari (Foto: Wanderley Alves)
Cinco ruas do bairro da Bomba, em Rafard, foram atingidas pelas águas do Rio Capivari (Foto: Wanderley Alves)

Em última aferição apurada pela reportagem, até o fechamento da edição, o nível do Rio Capivari marcava 2,58m, e apenas as ruas Padre Haroldo (Juventus), Bento Dias (Centro) e João Vaz, continuavam interditadas.

Neste momento, segundo o governo municipal, 15 famílias estão sendo acolhidas na escola municipal Aldo Silveira (51 pessoas), outras 23 famílias estão no ginásio de esportes Ronaldão (73 pessoas). Já no abrigo do bairro Santa Rita de Cássia (Trevo), uma família de 6 pessoas está sendo amparada na creche Alcinda Santos Proença. Outras 5 famílias (15 pessoas), se encontram na escola Teresinha Franchi e mais 5 (11 pessoas), foram abrigadas na igreja evangélica Moriáh.

Voluntários também abrigam cerca de 94 pessoas, das 700 desalojadas pela enchente.

Em Capivari, bairro Moreto foi o que teve o maior número de residências atingidas pela enchente (Foto: Wanderley Alves)
Em Capivari, bairro Moreto foi o que teve o maior número de residências atingidas pela enchente (Foto: Wanderley Alves)

Rafard

Vinte e seis famílias rafardenses também sentiram na pele a fúria das águas do Rio Capivari. Cinco delas continuam abrigadas na escola Luis Grellet e outras 2 na escola Josefina Chiarini Borghesi. As outras 19 se alojaram na casa de familiares.

Segundo o chefe da Defesa Civil de Rafard, Emerson Ferreira, 71 casas foram atingidas, fazendo com que 207 pessoas tivessem que deixar suas casas.

As cinco ruas no bairro da Bomba – Dr. Laureano, Independência, Colonização, Felício Vigorito e João Quadros – ficaram interditadas até a última quinta-feira (3). Elas começaram a ser liberadas conforme o nível do rio foi baixando.

As cidades mantém a situação de emergência e monitoram o manancial.

Limpeza

Na manhã de quinta-feira (3), as prefeituras de Capivari e Rafard iniciaram a entrega de kits de limpeza às famílias que foram afetadas pela enchente. A ação visa auxiliar as pessoas na higienização de suas casas, quando for permitido o retorno.

Os kits contêm itens com removedor, água sanitária, desinfetante, detergente, rodo e vassoura, que devem ajudar na remoção de lama, presente nos locais onde houve inundações.

Animais

As equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), promoveram mais uma ação em prol dos animais de estimação, que foram resgatados em diferentes pontos da cidade durante os alagamentos dos últimos dias. Os cães e gatos que estão em abrigos improvisados até o fim das inundações foram devidamente vacinados.

Os animais receberam a vacina antirrábica, imunizante fundamental para o combate à raiva, que todos os animais domésticos devem receber a partir dos seis meses de idade.

Solidariedade

Diversas pessoas e entidades realizam campanhas para auxiliar as famílias afetadas. A Prefeitura de Capivari anunciou que a arrecadação de alimentos, móveis e colchões, que podem ser doados na escola municipal Augusto Castanho, situada na rua General Osório, 551, no Centro, das 8h até as 17h.

Além disso, doações monetárias podem ser feitas através da chave pix [email protected].
Em Rafard, o Centro de Referência e Assistência Social (CRAS Estação) está recebendo as doações. Segundo o governo municipal, as necessidades emergenciais são colchões, roupas de cama e banho, produtos de limpeza e higiene.

O CRAS Estação está localizado na avenida São Bernardo, bem próximo do bairro da Bomba, onde estão a maioria das famílias afetadas pelas fortes chuvas.

Roupas e alimentos também podem ser doados para ajudar a Prefeitura de Rafard a auxiliar essas pessoas que aguardam o nível do Rio Capivari baixar para poderem voltar para suas casas.

Situação de Emergência

O prefeito de Rafard, Fabio Santos, decretou Situação de Emergência no município, devido as áreas afetadas pelo transbordo do Rio Capivari.

Todos os órgãos municipais foram mobilizados para atuarem nas enchentes e tentar minimizar os impactos causados pelas chuvas.

Túlio Darros

Jornalista (MTB: 63932/SP), diretor proprietário do Jornal O Semanário Regional, e publicitário, sócio proprietário da Syna Publicidade

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?