CapivariNotícias

Semana da Árvore acontece entre os dias 22 e 27

15/09/2014

Semana da Árvore acontece entre os dias 22 e 27

Iniciativa visa informar sobre uma série de ações que podem ser desenvolvidas a favor do meio ambiente
Logo da Semana da Árvore 2014 (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Capivari)
Logo da Semana da Árvore 2014 (Imagem: Divulgação/Prefeitura de Capivari)

CAPIVARI – Intitulada “Futuro Verde: Isso muda o mundo”, a Semana da Árvore está chegando. Entre os dias 22 e 27 de setembro, a Prefeitura de Capivari, por meio da Diretoria de Meio Ambiente, vai intensificar e informar sobre uma série de ações que podem ser desenvolvidas em prol do meio ambiente, entre elas o IPTU Verde, a campanha “Adote Esta Área” e o Mutirão de Plantio na Praça Central.

IPTU Verde

Ao pagar o IPTU, o munícipe contribui não apenas para a manutenção de ruas e calçadas, mas também com a geração de renda da prefeitura, possibilitando que a Administração Pública invista em saúde, segurança, habitação e em outros serviços que beneficiem a população. O que poucos sabem é que pagar o IPTU pode ser ainda mais fácil e, além disso, colabora com o meio ambiente.

São três os tipos de benefícios que podem ser cumulativos: o primeiro dará desconto para imóveis edificados que possuam árvore na calçada; o segundo refere-se ao desconto para imóveis que possuam, no perímetro do seu terreno, áreas efetivamente permeáveis, com cobertura vegetal; e o terceiro para imóveis que possuam sistema de aquecimento solar de água. Vale lembrar que nenhum deles se aplica a proprietários de chácaras de recreio. Para obter os descontos, o munícipe deverá comprovar as especificações necessárias por meio de fotografias.

Os descontos variam de 1% a 5%. Para saber exatamente qual o desconto que sua área pode obter, o munícipe deve comparecer ao setor de Protocolo da prefeitura, munido do número de Cadastro Imobiliário Municipal e solicitar o Requerimento de Incentivo Ambiental sobre o valor do IPTU.

‘Adote Esta Área’

Integrando as ações da Semana da Árvore e para auxiliar na melhoria da qualidade ambiental e paisagística de Capivari, a Diretoria de Meio Ambiente divulga a campanha “Adote Esta Área”. Qualquer pessoa física ou jurídica pode participar do programa que vai promover a adoção de canteiros, parques, praças, áreas verdes e demais espaços livres, de forma a oferecer uma melhor qualidade de vida aos munícipes.

Os interessados em adotar uma área devem entrar em contato com a Diretoria de Meio Ambiente pelo telefone 3491-9306 ou pessoalmente nos Serviços Integrados de Administração Municipal (Siam), localizado na Avenida Piratininga, 797, no Bairro Santa Terezinha.

Mutirão de Plantio

O mês de setembro será finalizado com a realização de um Mutirão de Plantio de mudas de árvores nativas na Praça Central. O plantio deve acontecer no sábado, 27, às 9h, com a mobilização de servidores públicos, da população e de empresas, e, segundo a Prefeitura de Capivari, será realizado como compensação ambiental pelo Ipê Rosa que precisou ser retirado do local.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?