Rafard

Time do Emprego inicia primeira turma neste mês

02/02/2018

Time do Emprego inicia primeira turma neste mês

Facilitadores terão a missão de gerir a primeira turma de 2018, com orientações profissionais e atividade (Foto: Divulgação/Prefeitura de Rafard)

RAFARD | O Time do Emprego, programa do Governo do Estado de São Paulo, de orientação profissional e reorientação de carreira, que tem como objetivo auxiliar na inserção ou retorno ao mercado de trabalho, formou a primeira turma para início no dia 20 deste mês.

As aulas serão ministradas no Centro de Treinamento Celso Charuri – Senai Unidade Rafard, para cerca de 20 alunos, que receberão orientações profissionais e participarão de atividades que vão ajudar a reconhecer suas habilidades e competências, além é claro, de elevar a autoestima.

“Tenho certeza que essa primeira turma sairá com uma nova postura, já que ofereceremos uma ideia diferente do mercado com novas possibilidades”, comenta o facilitador do programa, Emerson Ferreira.

A metodologia consiste na formação de grupos de desempregados e jovens em busca do primeiro emprego, a partir dos 16 anos, para troca de experiências, criando um clima de solidariedade e apoio mútuo.

“Os participantes de um Time do Emprego são levados a resgatar e elevar a autoestima, conhecerem a si mesmos, reconhecerem suas habilidades e competências, além de também serem incentivados a desenvolver o empreendedorismo”, explica a coordenadora do programa, Sandra Império.

“O que se aprende nos encontros é algo que se leva para a vida toda. Temos um papel social importantíssimo, atendemos os trabalhadores no momento que mais precisam de ajuda – quando estão desempregados, com baixa autoestima e fragilizados. Vamos ao encontro da população com alta vulnerabilidade social para que se reconheçam e descubram suas habilidades e potencial, mas longe de um viés assistencialista. O Programa Time do Emprego se propõe a solidarizar nestes momentos de transitoriedade para que conquistem um lugar no mundo e no mercado de trabalho, adquirindo conhecimentos e autoconfiança que os acompanharão muito além do universo profissional”, conclui.

Implantado pela Secretaria do Trabalho de São Paulo, por onde 73.664 participantes passaram, desde o ano de 2001. E mais: 24.700 participantes foram inseridos no mercado de trabalho no estado de São Paulo, o que corresponde a 40% do total de atendimentos.

Botão Voltar ao topo
Skip to content