Região

TJSP inaugura posto de conciliação em universidade de Campinas

Solenidade de instalação acontecerá na tarde desta sexta-feira (24)

O Tribunal de Justiça de São Paulo promove, nesta sexta-feira (24), às 14h30, solenidade de instalação de posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) nas dependências da Universidade Paulista (Unip), na Comarca de Campinas.

O evento contará com a participação da desembargadora Maria Lúcia Ribeiro de Castro Pizzotti Mendes, coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), que representará o presidente do TJSP, desembargador Ricardo Mair Anafe.

Foto: Reprodução internet

Para a juíza coordenadora da nova unidade, Renata Oliva Bernardes de Souza, a instalação de mais um posto na cidade de Campinas é uma conquista da cidade e da população e um avanço do Judiciário.

“A resolução dos conflitos de forma amigável é o meio mais eficiente e adequado para a efetiva composição das partes”, afirmou a magistrada.

“O setor de conciliação proporciona uma resposta rápida, através dos meios disponíveis, com conciliadores e mediadores capacitados, cujos resultados são colhidos imediatamente.”

No local, funcionários da Unip trabalharão exclusivamente para o Cejusc fazendo triagem, cadastrando os casos pré-processuais e realizando audiência de conciliação e mediação nas áreas Cível (como acidente de trânsito, contas atrasadas, questões bancárias e direito de vizinhança) e de Família (como divórcio, alimentos, guarda de filhos, visitas, reconhecimento de paternidade e dissolução de união estável).

O processo é finalizado por servidores do TJSP. A equipe da universidade é da área de Direito e passou por treinamento no fórum de Campinas.

Além de dar celeridade às causas, a atuação dos Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania desafoga os meios tradicionais da Justiça. Não há limite de valor da causa. Conciliadores ou mediadores auxiliam os envolvidos a buscar uma solução para o problema, sob a supervisão do juiz coordenador. Se houver acordo, ele é homologado pelo magistrado e tem a validade de uma decisão judicial.

Serviço

Instalação do posto do Cejusc na Unip
Quando: 24 de junho de 2022 (sexta-feira)
Horário: 14h30
Local: Anfiteatro da Unip (Av. Comendador Enzo Ferrari, 280, Swift – Campinas)

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?