Rafard

UBS 24 horas é promessa que não pode ser cumprida

09/02/2018

UBS 24 horas é promessa que não pode ser cumprida

Prefeitura estuda estender horário de atendimento até às 22h (Foto: Deise Campanholi/O Semanário)

RAFARD | Uma das principais promessas de campanha de todos os candidatos nas eleições municipais de 2016, inclusive do atual governo municipal, parece estar longe de se concretizar. A abertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) 24 horas entrou em pauta na primeira sessão ordinária da Câmara de Rafard, na terça-feira, 6.

O vereador Fabio dos Santos fez duras críticas e cobrou uma solução. “Ele prometeu no palanque que abriria a UBS 24h em 90 dias. Já se passaram 1 ano e 11 meses e ainda não está aberto”, relatou. Depois das 19h, o cidadão que necessita de atendimento da Saúde, tem que se deslocar até Capivari, para ser atendido no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia.

Segundo o parlamentar, a Santa Casa está sobrecarregada a o município ainda não ajuda com nenhum subsídio para ajudar a custear os atendimentos. “Quero que esta Câmara solicite um relatório dos atendimentos realizados pela Santa Casa aos moradores de Rafard nos meses de outubro, novembro e dezembro. Já que não abre o posto 24h, vamos repassar pelos que são atendidos lá”, sugeriu Santos, que ainda acrescento que falta diálogo por parte do prefeito de Rafard, Ilson Donizete Maia.

Questionado, o governo municipal alegou que existe a proposta de abrir a unidade 24 horas, porém, no atual cenário de queda de arrecadação, não é possível implantar esta medida. “No momento não há estudo atualizado, para tanto seria necessário levantar todos os custos que a unidade tem hoje e acrescentar as despesas necessárias para a abertura 24 horas. O que a realidade financeira indica, é que a arrecadação do município não está conseguindo manter todos os gastos já existentes, e no momento também não seria suficiente para cobrir os gastos em funcionamento 24 horas”, informou o Executivo.

No entanto, como anunciado em tribuna pelo vereador, Daniel Teodoro, a prefeitura está estudando para que a UBS fique aberta até às 22h. “Estes custos estão sendo levantados. A previsão para a abertura até às 22h ainda não foi definida”, disse a assessoria.

O horário de funcionamento da UBS foi reduzido em 2014, com a explicação de que a unidade não poderia permanecer aberta no período noturno sem um médico e, antes, apenas um enfermeiro permanecia no local. Na ocasião, a administração municipal informou também que a UBS não poderia funcionar como pronto-atendimento porque não tinha estrutura adequada para realização de tomografias e procedimentos médicos complexos. Outra alegação foi de que a UBS tem função de realizar consultas e atendimentos preventivos, e que a verba recebida pela prefeitura para manter o local cobria custos do funcionamento entre 8h e 17h.

Na época, a administração disse que o fechamento não era para gerar economia. “Como o município não tem pronto-atendimento, esse tipo de serviço é feito 24 horas por dia pela Santa Casa de Capivari, por meio de parceria com a prefeitura, que paga R$ 30 mil por mês ao hospital. O transporte de pacientes para a cidade vizinha é feito com uma ambulância”, informou o Executivo.

Melhorias

Duas indicações direcionadas a Unidade Básica de Saúde de Rafard também entraram na pauta da sessão camarária. O vereador Alexandre Ferraz Fontolan pediu a pintura da sala de espera da UBS e manutenção na caixa de som, no qual os pacientes são chamados.

Já o vereador Felipe Diez Marchioretto, solicitou a troca do gerador de energia para assistir minimamente a sala de urgência e emergência, recepção, triagem e sala de curativos. Segundo o parlamentar, o gerador atual é antigo e não está atendendo as demandas necessárias para o funcionamento das salas referidas acima.

Jornal O Semanário

Esta notícia foi publicada por um dos redatores do jornal O Semanário, não significa que foi escrita por um deles, em alguns dos casos, foi apenas editada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo
Abrir bate-papo
Olá
Podemos ajudá-lo?